Atitude racista? Talitha Morete se pronuncia após ser cobrada por postura preconceituosa no “É De Casa”

-

Redação Publicado em 14/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 19h34

Uma atitude de Talitha Morete no “É De Casa” (Tv Globo) do último sábado (11) chamou a atenção dos telespectadores e internautas que atribuem a atitude da apresentadora ao racismo estrutural.

O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra a jornalista e apresentadora Talitha Morete, de 37 anos, pedindo para única convidada negra levantar-se de onde estava para servir as outras pessoas que estavam no estúdio.

Com o constrangimento, o apresentador, Manoel Soares, de 42 anos, interveio na hora: “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar pra quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”. Ele pegou o prato logo na sequência, assumindo a função.

Aula de como lidar com o racismo estrutural. Parabéns Manoel Soares 👏🏿 pic.twitter.com/CCBTKmjoJZ

— Lázaro Rosa 🇧🇷🚩 (@lazarorosa25) June 13, 2022

A convidada era Silene, uma doceira da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Ela foi ao programa para contar os segredos de sua receita de cocada.

Talitha contou que conheceu a convidada vendendo cocada em um salão de beleza que frequenta. Assim, decidiu convidá-la para reproduzir a receita no programa.

Após a cena, Talitha começou a ser acusada nas redes sociais de ter praticado racismo estrutural, termo usado para reforçar que existem sociedades estruturadas com base na discriminação, ou seja, atos discriminatórios de certos grupos étnico-raciais enraizados na população.

As redes sociais de Talitha foram invadidas por mensagens de reprovação, somente no Instagram teve mais de 7.000 comentários de reprovação. Nesta terça-feira (14) a apresentadora postou um pedido de desculpa e admitiu o erro.

“Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado eu tenho refletido sobre o ocorrido. Tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer”, escreveu a apresentadora.

O apresentador, Manoel Soares, que interveio na situação, também comentou na postagem de Talitha: “Acho que o mais importante é Dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão. Em segundo lugar, você não deve só entender, mas internalizar a compressão do fato garantindo que isso não se repetirá, nem com você, nem perto de você”.

Manoel Soares se posiciona sobre ato de racismo estrutural de colega/ Foto: Reprodução Instagram

DESTAQUE RACISMO ESTRUTURAL É De Casa Manoel Soares Talitha Morete

Leia também