OABSP – SOU AMARELO – CAIO/2021: APOIO E RECONHECIMENTO

Por Ricardo Sayeg

OABSP – SOU AMARELO – CAIO/2021: APOIO E RECONHECIMENTO -

Redação Publicado em 02/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h21

Por Ricardo Sayeg

OABSP – SOU AMARELO – CAIO/2021: APOIO E RECONHECIMENTO

Preocupado com os dias difíceis que estão por vir, assim como, tendo acompanhado a postura e realizações da atual gestão da nossa OABSP, o seu Presidente Caio Augusto Silva dos Santos destaca-se por sua conduta democrática, competente e transparente.

Filho do Interior de São Paulo, da Cidade de Bauru, graduou-se em Direito, em 1996, pelo tradicional Instituto Toledo de Ensino, escola de grandes nomes das letras jurídicas.

Estudioso e constitucionalista, com explícita preocupação ambiental, técnica e racional, em 2005, conquistou o título de Mestre em Direito Constitucional, também pela Toledo, tendo defendido “Da elisão da responsabilidade objetiva na esfera administrativa em matéria ambiental”, cujo orientador foi o Professor Livre-Docente Vidal Serrano, atual Diretor da poderosa Faculdade de Direito da PUCSP.

Com um histórico de compromisso institucional, de defesa da advocacia e dedicação à OAB, Caio Augusto foi Presidente da Subseção de Bauru, Secretário Geral da Seccional Paulista e, em 2018, ganhou as eleições para a Presidência de nossa entidade para o triênio de 2019-2021.

O Presidente Caio tem como fundamento que a valorização da advocacia não depende de localização geográfica ou de conta bancária. Com diálogo e respeito à heterogeneidade, ele entende que iremos em frente na edificação de uma advocacia ainda mais forte e de uma sociedade livre, justa e solidária.

Este fundamento define o traço marcante do Presidente Caio, que é a dignidade fraterna e ausência de soberba, que ilumina a toda advocacia indistintamente, independentemente da condição financeira ou visibilidade profissional.

A atual gestão não mais permite que uma certa meia dúzia de advogados se autoproclamem os titãs da advocacia, como se as centenas de milhares dos demais colegas nada significassem e fossem de extrato profissional inferior. Isto com o Presidente Caio é impensável.

Pelo contrário, ele é a prova viva do sonho da advocacia, de que com honestidade, estudo e trabalho é possível chegar aonde nosso sonho nos levar.

Engajado com o combate à corrupção e com a governança da Seccional, o Presidente Caio, ineditamente, instituiu o Portal da Transparência.

Promoveu a reestruturação tecnológica da OABSP, medida que se tornou urgente face à pandemia, tendo reequipado cerca de 1000 espaços em todo o Estado.

Mesmo diante da maior corrente inflacionária desde o Plano Real, a anuidade que os advogados pagam à Seccional não sofreu reajustes na presente administração.

A cobrança da anuidade das sociedades de advogados foi extinta.

As advogadas passaram a ter isenção da anuidade no ano em que se tornam mães.

Foi nesta gestão do Presidente Caio que se efetivou a criminalização da violação às prerrogativas dos advogados, tendo havido decisiva e determinante ação de nossa seccional.

Enfim, o Presidente Caio teve uma gestão irretocável. Problemas apareceram, como sempre em qualquer gestão, contudo foram enfrentados e resolvidos de frente.

Agora, neste ano de 2021, Caio Augusto vem para a reeleição, prestando contas e apresentando a proposta de aprofundamento destas ações institucionais na OABSP.

Sob a identidade visual do amarelo, o Presidente Caio vem com tudo e respaldado pela advocacia em todo o Estado de São Paulo.

Amarelo significa ouro e prosperidade. Assim, vejo a gestão 2022-2024, da OABSP, que está por vir sob a presidência do Doutor Caio Augusto.

É como voto!

_________________

Ricardo Sayeg: Advogado. Professor Livre-Docente de Direito Econômico da PUCSP. Diretor do PPGD e Professor Titular de Direito Quântico Empresarial da Universidade Nove de Julho. Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico do GOSP. Presidente da Comissão Nacional Cristã de Direitos Humanos do FENASP.

Leia também