Diário de São Paulo
Siga-nos

Produção de leite de búfala cresce no interior do estado

Luciano Pontes administra uma propriedade voltada para a criação de bubalinos há 45 anos em Sarapuí (SP). A produção leiteira é responsável por boa parte da

Produção de leite de búfala cresce no interior do estado
Produção de leite de búfala cresce no interior do estado

Redação Publicado em 02/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h19


Luciano Pontes administra uma propriedade voltada para a criação de bubalinos há 45 anos em Sarapuí (SP). A produção leiteira é responsável por boa parte da renda da fazenda.

São 108 búfalas em lactação, que produzem 1,1 mil litros de leite por dia. A produção de quase oito mil litros semanais fica armazenada em tanques refrigerados e tem como destino laticínios do Rio de Janeiro.

A valorização do leite de búfala atrai o interesse de muitos produtores da região. Luciano diz que ele é mais produtivo na hora de fabricar iogurtes, queijos e outros derivados. O litro chega a ser vendido por R$ 2,50, enquanto o do leite de vaca sai, em média, por R$ 1,20.

A boa produtividade leiteira só é possível com bom manejo, alimentação e, claro, com a genética, que já foi exportada até para a Colômbia.

Trocar o gado de corte pelas búfalas foi uma escolha que Adriano José Nunes fez há 18 anos. Hoje, a ordenha de 40 animais garante em torno de 200 litros por dia.

O pecuarista, sempre de olho na qualidade do que produz, já planeja novos passos para o negócio. Ano que vem quer começar a produzir leite orgânico.

A região da qual faz parte o município de Sarapuí é considerada a maior bacia de leite de búfala do estado de São Paulo. A produção chega a 2,7 mil litros de leite por dia.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias