Diário de São Paulo
Siga-nos

Zhou agradece Halo e confirma que estará no GP da Áustria

Imagem Zhou agradece Halo e confirma que estará no GP da Áustria

Redação Publicado em 04/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 13h46


Horas após o grave acidente sofrido no GP da Inglaterra deste domingo, Guanyu Zhou utilizou as redes sociaispara tranquilizar o público da F1 e confirmou, em um comunicado oficial, que estará no GP da Áustria, etapa do próximo fim de semana. O novato da Alfa Romeoainda publicou uma selfie e agradeceu ao Halo, dispositivo de segurança dos carros da categoria, por salvar sua vida.

– Estou feliz por estar bem. Os comissários e a equipe médica foram fantásticos com sua resposta rápida, e também devo meus agradecimentos à FIA e à Fórmula 1 por todo o trabalho que fizeram para melhorar a segurança. O Halo me salvou, e isso mostra que cada passo que damos para melhorar nossos carros tem resultados reais e valiosos. Estou mais ansioso do que nunca para voltar à pista e fazer o que amo, e em forma para a Áustria na próxima semana – disse, em comunicado oficial.

Guanyu Zhou é resgatado de maca após acidente na largada do GP da Inglaterra da F1 — Foto: Vince Mignott/MB Media/Getty Images

Guanyu Zhou é resgatado de maca após acidente na largada do GP da Inglaterra da F1 — Foto: Vince Mignott/MB Media/Getty Images

O Halo consiste em uma barra de titânio que circula a parte superior do cockpit (onde o piloto fica). A peça suporta impactos de até 12 toneladas, passou por melhorias para a temporada 2022 da F1 e foi introduzida como parte dos esforços para melhorar a segurança na categoria após o acidente que matou o francês Jules Bianchi em 2014.

Ainda assim, o acidente de Zhou levantou outra preocupação: o santantônio, que fica na parte superior dos carros acima da cabeça dos pilotos – no qual é instalada as câmeras de bordo – do chinês foi destruído no primeiro impacto do monoposto com o chão. Ou seja, a única coisa que impediu que a cabeça do calouro batesse no chão foi o Halo.

O carro de Zhou Guanyu, de cabeça para baixo, na caixa de brita da curva Abbey em Silverstone — Foto: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

O carro de Zhou Guanyu, de cabeça para baixo, na caixa de brita da curva Abbey em Silverstone — Foto: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

O fato deve ser investigado com mais atenção pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA). Uma das hipóteses levantadas é o design do santantônio da Alfa Romeo, que tem uma estrutura afiada na parte de cima, um modelo abandonado pelas equipes nos últimos anos da F1.

O incidente se deu na primeira curva do Circuito de Silverstone. Pierre Gasly, que largou em 11º, tocou em George Russell, oitavo, ao tentar se colocar no vão entre o britânico e o nono colocado Zhou. Com o impacto, o piloto da Mercedes encostou no carro do novato da Alfa Romeo e rodou.

Lance Stroll, no meio da bagunça, quase foi atingido e encostou levemente na na roda traseira esquerda de Sebastian Vettel, mas ambos escaparam. Em um incidente paralelo, Alexander Albon também rodou, e Esteban Ocon foi acertado em sua roda dianteira direita por um dos envolvidos no choque.

– Oi pessoal! Obrigado a todos pelas mensagens carinhosas. Quero agradecer aos comissários e à equipe médica de Silverstone, eles foram realmente fantásticos. Estou mais ansioso do que nunca para voltar aos trilhos, vejo vocês na Áustria! – tweetou o chinês de 23 anos nesta segunda-feira.

Imagens registradas por fãs nas arquibancadas mostraram a gravidade do acidente. Depois de capotar, a Alfa Romeo de Zhou se arrastou com violência de cabeça pra baixo desde a saída da curva 1, por toda a área de brita, e se catapultou.

Ele voou por cima da barreira de pneus que separa a areia da grade das arquibancadas e parou perto do público, na vertical, no vão entre a cerca e a barreira. Russell parou seu carro danificado na curva e correu até o local. Ele confirmou com um sinal de mão que o chinês estava bem e pediu por mais fiscais para socorrê-lo.

Guanyu Zhou capotou na largada do GP da Inglaterra — Foto:  Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Guanyu Zhou capotou na largada do GP da Inglaterra — Foto: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Albon, que também sofreu forte impacto no acidente, pediu que os fiscais que o atenderam fossem até Zhou. O piloto da Williams foi transferido de helicóptero para o Hospital Coventry e liberado após cinco horas de exames.

– Eu estou bem, tudo certo. O halo me salvou hoje. Obrigada a todos por suas mensagens gentis! – escreveu Zhou ainda no domingo.

A corrida foi paralisada por quase 1h e retomada com as posições iniciais, o que recolocou Carlos Sainz na pole position. O espanhol se defendeu de Max Verstappen e superou um erro que o tirou da liderança para vencer pela primeira vez na carreira.

Equipe médica do Circuito de Silverstone em socorro a Guanyu Zhou após acidente no GP da Inglaterra — Foto:  Vince Mignott/MB Media/Getty Images

Equipe médica do Circuito de Silverstone em socorro a Guanyu Zhou após acidente no GP da Inglaterra — Foto: Vince Mignott/MB Media/Getty Images

A F1 retorna neste fim de semana com o GP da Áustria, no Circuito de Spielberg, em 10 de julho.

Compartilhe  

últimas notícias