Diário de São Paulo
Siga-nos

Wolff crê que RBR tornou críticas a Hamilton “pessoais” após batida

Embora naturalize as reações geradas pela batida entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP da Inglaterra no último domingo, Toto Wolff, chefe da Mercedes,

rbr
rbr

Redação Publicado em 22/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h04


Embora naturalize as reações geradas pela batida entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP da Inglaterra no último domingo, Toto Wolff, chefe da Mercedes, acredita que as críticas tecidas pela RBR após o incidente passaram dos limites. O austríaco se mostrou surpreso com o tom das reclamações da equipe rival, e apesar de garantir que deseja restaurar o bom relacionamento entre as duas, defende que as falas tenham intensificado ainda mais a polêmica que sucedeu a disputa.

– Do ponto de vista dos concorrentes, a situação foi perturbadora. Eu posso entender isso. No entanto, a linguagem que foi usada, e tornar isso tão pessoal, foi em um nível que nunca vimos neste esporte antes – disse Wolff.

Hamilton e Verstappen se encontraram na curva Copse ainda na largada da prova. O heptacampeão tocou na roda traseira direita do rival, que rodou e bateu com força na barreira de proteção, abandonando a disputa. Ele foi punido pelo lance com 10s, mas reverteu o prejuízo e venceu a corrida, sua quarta conquista na temporada, a oitava no Circuito de Silverstone e a 99ª da carreira.

Chefe do holandês da RBR, Christian Horner acusou o piloto da Mercedes de “direção suja”. Max, que foi hospitalizado para avaliações mais detalhadas após o choque, utilizou as redes sociais para criticar o rival por comemorar a vitória; seu pai, o ex-piloto Jos Verstappen, ainda cobrou que Hamilton fosse desclassificado pelo incidente.

– Eu entendo a visão sobre o acidente em si e as emoções de um pai, e provavelmente agiria da mesma forma, mas usaria uma linguagem diferente. Assim que as emoções baixarem, tentaremos restaurar nosso relacionamento profissional em prol da Fórmula 1. Mas, além disso, não houve discussões, e nem precisa haver – acrescentou o chefe da equipe alemã.

Alonso, Leclerc, Bottas… F1 analisa batida de Hamilton e Verstappen

Max Verstappen e Lewis Hamilton colidem no GP da Inglaterra — Foto: Reprodução F1

Max Verstappen e Lewis Hamilton colidem no GP da Inglaterra — Foto: Reprodução F1

Hamilton, que chegou a ser alvo de ataques racistas na internet após o incidente – fato condenado pela Mercedes, a Fórmula 1 e a RBR -, não comentou o assunto nas redes, limitando-se a agradecer sua equipe pelo apoio. Toto Wolff revelou que apesar dos ocorridos, o heptacampeão, assim como o time alemão, estão lidando bem com a situação:

– Honestamente, ele está bem relaxado sobre isso. Alguns dos comentários feitos foram muito pessoais e inflamaram ainda mais a situação. Mas, no geral, ele está bem. Polêmicas geram um bom conteúdo para o esporte. Mas quando isso se transforma em animosidades pessoais, você está ultrapassando o limite. Ainda temos um longo caminho a percorrer, só precisamos olhar para nós mesmos e recuperar alguma performance para lutarmos pelas vitórias. Essa é mais uma coisa externa, e não algo que acreditamos que impactou a organização internamente.

Toto Wolff e Lewis Hamilton comemoram vitória no GP da Inglaterra — Foto:  Mario Renzi - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Toto Wolff e Lewis Hamilton comemoram vitória no GP da Inglaterra — Foto: Mario Renzi – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Confira a classificação do campeonato após o GP da Inglaterra

Hamilton permanece na vice-liderança do campeonato, atrás de Verstappen, mas a vitória reduziu sua desvantagem de 33 para oito pontos. A dupla volta a se enfrentar no GP da Hungria em 1º de agosto, no Circuito de Hungaroring. Lá, o heptacampeão acumula oito triunfos, o último em 2020.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias