Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

VOZES DA ESPLANADA A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 05/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h51


VOZES DA ESPLANADA
A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna será veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

BOLSONARO MORDE…
Nas conversas em Brasília ainda é motivo de muita instabilidade política o discurso do presidente desdenhando da pandemia.

BOLSONARO ASSOPRA…
Por outro lado, palacianos comemoraram o último pronunciamento construído com participação dos militares para medidas em respeito às determinações da OMS.

…MAS ELE GOSTA É DE MORDER
Nem 12 horas após o pronunciamento em cadeia de rádio e TV, o presidente postou uma fake news que retomou o alvoroço entre integrantes do Planalto.

MANDETTA FICA
Como a coluna antecipou na última semana, Mandetta continua como voz serena e madura em tempos de Pandemia. Tem muita habilidade política, mas politicamente já há uma campanha deliberada para reduzir sua visibilidade e seu discurso. Ele fica no cargo até o presidente decidir pela demissão.

ELEIÇÕES 2020
Está por vir todo um debate sobre a realização ou não da eleições municipais ainda neste ano. Teses sanitárias e teses políticas irão para o debate em breve.

FUNDO ELEITORAL
A discussão sobre o Fundo Eleitoral racha a Câmara dos Deputados. Numa tentativa de empurrar uma emenda em desacordo com o regimento da casa pra transferir recursos do Fundo Eleitoral para o combate do COVID-19, o líder do NOVO, Deputado Marcel van Hattem (RS) acusou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RS) de ditador. Vamos aguardar eventual benevolência dos parlamentares em abrir mão do dinheiro de campanha para o combate à pandemia. As redes sociais já se agitam para pressionar os políticos de Brasília em prol da Saúde.

NINHO NOVO
A trinca Bolsonaro, Flavio, Carlos e Eduardo desembarcam no REPUBLICANOS, partido ligado à Rede Record e à Igreja Universal do Reino de Deus. Eduardo, que ainda está filiado ao PSL, pode levar um tempo maior para chegar ao novo ninho.

ACORDO ABENÇOADO
Carlos Bolsonaro, que é vereador na cidade do Rio de Janeiro, irá cuidar das ações do Bispo Marcelo Crivella nas redes sociais na campanha de reeleição do novo colega de partido.

ALIANÇA PELO BRASIL
O novo partido que o presidente Bolsonaro pretende criar não participará das próximas eleições municipais. Mas não quer dizer que pai e filhos não deverão partir pra o embate eleitoral. Certamente irão focar nas disputas das grandes cidades onde houver aliados de Doria e Witzel.

VAI FICAR OU DESOCUPAR A MOITA?
Carlos Bolsonaro, a cabeça do “Gabinete do Ódio” instalado no Palácio do Planalto, já tem até sala por lá. E por isso, o PSDB ajuizou ação civil pública contra esse privilégio. Mas nos corredores do Planalto cogita-se a possibilidade de Carlos não disputar a reeleição e assumir formalmente a Secretaria de Comunicação da Presidência. Com isso, a mãe de Carlos, Rogéria Nantes Nunes Braga, reassumiria o sobrenome do primeiro marido e seria a candidata Rogéria Bolsonaro a vereadora da cidade do Rio de Janeiro.

Compartilhe  

Tags