Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é

VOZES DA ESPLANADA
VOZES DA ESPLANADA

Redação Publicado em 31/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 18h57


ADVOGADO-GERAL DO GOVERNO
O ex-Advogado-Geral da União e agora Ministro da Justiça, André Mendonça, provocou um alvoroço no mundo jurídico, ao impetrar, de forma inédita como Ministro de Estado, um Habeas Corpus em defesa de Abraham Weintraub. As críticas foram contundentes.

SILÊNCIO DE WEINTRAUB
Calma. Não se trata de nenhum ato de parcimônia, nem mesmo de bandeira branca por parte do Ministro da Educação. Em depoimento na Polícia Federal, sobre o ataque que fez contra o STF, Abraham Weintraub usou o preceito constitucional e ficou em silêncio durante todo o depoimento.

QUARTEL DA SAÚDE
Desde a saída de Luís Henrique Mandetta do Ministério da Saúde, o órgão tem se militarizado freneticamente. Todos os dias o Diário Oficial da União traz novas nomeações de militares para os altos postos da pasta.

CERCO A WITZEL
Os integrantes do Palácio do Planalto comemoraram bastante a operação da Polícia Federal que atingiu em cheio o Governador do Rio de Janeiro. Comenta-se que há provas robustas contra Witzel e sua esposa. Outros desafetos de Bolsonaro podem estar na mira.

LIVES DA QUARENTENA
Não só as lives dos artistas tem causado polêmicas nas redes. A última live de Jair Bolsonaro, sempre às quintas-feiras, provocou tremendo constrangimento aos integrantes do Ministério Público Federal. O presidente da República disse que Augusto Aras poderia ser indicado por ele a uma cadeira no STF justamente no momento em que caberá a Aras denunciar ou não Bolsonaro por interferência na Polícia Federal.

INDEPENDÊNCIA
O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, que tomou posse nessa semana como Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, criticou a possibilidade de se reconduzir o PGR ou de nomeá-lo ministro do STF.  “A recondução evidentemente pode gerar a tentação de agradar. E (também) não pode ser indicado por quem o nomeou procurador-geral da República para outro cargo, qualquer que seja, inclusive ministro (do) Supremo, porque isso também pode ter reflexo sobre a independência.”, disse Barroso.

DEPUTADO BOLSONARO
Rodrigo Maia disse ontem, sábado (30), numa live, que Jair Bolsonaro tem comportamento como se ainda estivesse na Câmara dos Deputados, sempre buscando visibilidade em polêmicas e cobrou do presidente postura mais conciliadora.

ESPETADAS NO STF
Não é de hoje o perfil morde e assopra do Presidente Jair Bolsonaro, mas durante a pandemia isso tem ficado mais evidente. Durante a última semana, após a operação contra apoiadores acusados de propagar Fake News, Bolsonaro tem enviado diretas e indiretas à Corte. A estratégia tem alcançado aqueles que já são seus apoiadores, mas tem causado profundo desconforto nos integrantes.

CENTRÃO PRESTIGIADÃO
Continua acelerado a distribuição de cargos no segundo e terceiro escalões do Poder Executivo para  integrantes do Centrão. Estratégia do Palácio do Planalto emplacar uma margem segura em votações na Câmara. Essa novela vai ser longa. Déjavú.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias