Diário de São Paulo
Siga-nos

Vigilância aplica 150 vacinas em cães e gatos após caso de raiva em Uchoa

Há 12 anos a cidade de Uchoa (SP) não tinha registro de raiva em animais, mas no começo deste mês um morcego foi encontrado morto no quintal de uma casa no

Vigilância aplica 150 vacinas em cães e gatos após caso de raiva em Uchoa
Vigilância aplica 150 vacinas em cães e gatos após caso de raiva em Uchoa

Redação Publicado em 16/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 17h16


Animais que vivem nas casas ao redor do local foram vacinados.
Exames comprovaram raiva em morcego encontrado morto.

Há 12 anos a cidade de Uchoa (SP) não tinha registro de raiva em animais, mas no começo deste mês um morcego foi encontrado morto no quintal de uma casa no centro da cidade. Os exames comprovaram que ele estava com a doença e o caso deixou os moradores preocupados.

Os cães e gatos que vivem nas casas ao redor do local onde o morcego apareceu foram vacinados e foram aplicadas 150 doses, em um único dia de campanha. “A partir do momento que o cão e gato são vacinados o risco de contrair a doença é mínimo, por isso é sempre importante vacinar. Os agentes foram até as casas vizinhas onde este morcego foi encontrado e vacinaram os animais por isso é importante avisar”, diz a enfermeira da Vigilância Sanitária Marília Bizelli.

Ela afirma ainda que não há motivo para preocupação na cidade. As medidas preventivas foram todas tomadas. Ninguém precisa correr para vacinar seu cão ou gato. Essa vacina é dada apenas uma vez por ano e já é suficiente. As doses que chegaram nessa remessa serão aplicadas em outros animais até que acabem.

A raiva pode ser transmitida dos animais para o ser humano quando há o contato com a saliva do animal infectado, ou com uma mordida. Para controlar a situação, cães e gatos que circulam no bairro já foram vacinados.

O morcego morto apareceu no quintal da casa do vigia Roberto José Lopes, que tem dois cachorros e ficou preocupado. “Levantei de manhã e vi o morcego no chão, morto e pelo jeito estava intacto, o cachorro não teve contato com ele. Coloquei o morcego em um saco e levei para a vigilância”, afirma Roberto.

A preocupação tem motivo porque o morcego passou por um exame que comprovou que ele estava com raiva. A doença é transmitida do morcego para o cão ou gato e depois para o ser humano. “A raiva no morcego provoca uma paralisia muscular e ele acaba caindo no quintal. O cão ou gato acaba mexendo com o morcego e tem contato com a doença. Por isso quando achar um morcego morto é importante avisar a vigilância”, afirma o veterinário Tiago Barreiras.

Os cachorros que vivem na casa do Roberto vão ficar em observação por 180 dias. Até agora eles não apresentaram mudança alguma de comportamento, mas por precaução a Vigilância Epidemiológica de Uchoa intensificou a vacinação.

    Compartilhe  

    Tags

    últimas notícias