Diário de São Paulo
Siga-nos

Técnico de enfermagem faz parto de emergência em ambulância: ‘Não sabia se sorria ou chorava’

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Várzea Paulista (SP) fez um parto de emergência dentro da ambulância, na última sexta-feira

Técnico de enfermagem faz parto de emergência em ambulância: ‘Não sabia se sorria ou chorava’
Técnico de enfermagem faz parto de emergência em ambulância: ‘Não sabia se sorria ou chorava’

Redação Publicado em 23/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h07


A menos de três minutos do Hospital das Clínicas de Várzea Paulista (SP), a bolsa da mulher estourou e Michael Luís percebeu que teria que fazer o procedimento às pressas.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Várzea Paulista (SP) fez um parto de emergência dentro da ambulância, na última sexta-feira (20).

Em entrevista ao G1, o técnico de enfermagem Michael Luís, que participou do atendimento, contou que, quando a equipe chegou ao local onde a grávida morava, ela já estava com dores de parto e contrações.

A caminho do Hospital das Clínicas, que fica na cidade de Campo Limpo Paulista (SP), Michael percebeu que a bolsa da mulher havia estourado.

Mesmo com a sirene da ambulância ligada e a menos de três minutos do hospital, o técnico em enfermagem percebeu que teria que fazer o parto na ambulância.

O socorrista Borges, que estava dirigindo, parou o veículo e os dois começaram a preparação para receber o bebê.

Segundo Michael, a ambulância tem um kit parto, mas é impossível realizar o procedimento totalmente esterilizado dentro do veículo.

Depois de prestar os primeiros atendimentos à mãe e ao bebê, uma menina, o técnico de enfermagem cortou o cordão umbilical e acomodou a criança sobre a mãe.

Michael afirmou que cada atendimento é uma experiência única, mas que esse caso vai ficar marcado.

“Me senti completamente feliz, a melhor coisa do mundo é poder receber uma coisa que Deus criou. Não sabia se sorria ou chorava, foi emocionante”, lembra.

Em seguida, mãe e filha foram levadas para o centro cirúrgico do Hospital das Clínicas para receberem os atendimentos adequados. As duas passam bem.

Compartilhe  

últimas notícias