Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo promove Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo

Mais de 3,2 mil postos de vacinação estão abertos hoje (30) nos 645 municípios do estado de São Paulo para a campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo.

São Paulo promove Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo
São Paulo promove Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo

Redação Publicado em 30/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 22h33


Mais de 3,2 mil postos de vacinação estão abertos

Mais de 3,2 mil postos de vacinação estão abertos hoje (30) nos 645 municípios do estado de São Paulo para a campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo. O objetivo é vacinar crianças de 6 meses a 5 anos de idade e idosos.São Paulo promove Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampoSão Paulo promove Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo

Para reforçar a campanha, um posto volante foi montado pela prefeitura e pelo governo estadual no Museu Catavento, na capital paulista. O museu costuma receber muitas crianças, especialmente aos sábados.

A meta do governo de São Paulo é vacinar 95% do público infantil, população estimada em 12,9 milhões de pessoas. Além da vacina contra o sarampo e da gripe, os postos de saúde estarão preparados para atualizar a carteira de vacinação dessas crianças.

As vacinas da gripe e do sarampo podem ser tomadas no mesmo dia. A pequena Rebeca, de 4 anos, filha de Andrea Miranda, 38 anos, foi levada pela mãe a um posto da cidade de São Paulo para tomar as duas vacinas simultaneamente. Sorridente, Rebeca contou à reportagem da Agência Brasil que foi corajosa ao tomar os dois imunizantes. “Eu não chorei”, disse.

“Ela é nervosa. Chegou chorando muito. Mas na hora da vacina ela ficou bem calminha e não chorou. Ela disse que foi engraçado e ficou sorrindo e falou que iria contar para todo mundo que foi tranquilo”, disse Andrea. “Ela tomou a vacina do sarampo e da gripe. É para o desenvolvimento dela e proteção. Temos que estar sempre com cuidado e de olho na carteirinha para que ela fique bem. Queremos o melhor para os nossos filhos”, disse a mãe de Rebeca.

Andrea ressaltou que vacinas protegem. “Ultimamente estão falando que está tendo surto de doenças e a gente tem que ter essa precaução com nossos filhos”, reforçou.

Segundo o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, é importante que pais de crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos levem seus filhos para tomar a vacina contra o sarampo. “A vacina contra o sarampo é a tríplice viral. Ela protege contra três doenças: sarampo, rubéola e caxumba. A criança [dessa faixa etária] não tem o sistema imunológico completo. Então, com a vacinação, ela vai desenvolver anticorpos e não vai desenvolver formas graves de doenças respiratórias”, disse.

“É muito importante que crianças de 6 meses a 5 anos possam ir nas nossas UBSs [unidades Básica de Saúde] e atualizem a carteira de vacinação. São 16 vacinas que abrangem 20 doenças, mas quero fazer um destaque especial e importante: gripe e sarampo. Em 2019, tivemos 9 mil casos de sarampo no Brasil e, em 2021, 9 mil casos só no estado de São Paulo. E neste ano de 2022 já identificamos um caso de sarampo na cidade de São Paulo. O sarampo é uma doença que tem uma transmissibilidade maior do que a covid-19. Então é importante que as crianças de 6 meses a 5 anos atualizem sua vacinação”, disse Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.

Ele destacou que é importante que as crianças tomem também a vacina da gripe. “Estamos com número bastante elevado de casos de gripe em crianças. Temos uma ocupação de 85% de nossas UTIs (unidades de terapia intensiva) e enfermarias infantis por conta da gripe”, disse.

As crianças que não puderem ser levadas a um posto de vacinação neste sábado, podem tomar a vacina da gripe e do sarampo a partir de segunda-feira (2).

Idosos

Além das crianças, os postos estão abertos para aplicar a vacina da gripe em idosos e profissionais da área de saúde.

A vacina contra a Influenza (gripe) é trivalente e composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou o surto de gripe no final do ano passado.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias