Diário de São Paulo
Siga-nos

Rebeca Andrade não vai disputar o solo no Mundial de ginástica

Rebeca Andrade voltou ao Japão para o Mundial de ginástica artística, mas não vai apresentar novamente o solo do Baile de Favela. Depois de conquistar um ouro

Rebeca Andrade não vai disputar o solo no Mundial de ginástica
Rebeca Andrade não vai disputar o solo no Mundial de ginástica

Redação Publicado em 15/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h22


Campeã olímpica do salto vai tentar medalha em seu principal aparelho, mas não vai apresentar Baile de Favela no Japão, ficando fora do páreo do individual geral

Rebeca Andrade voltou ao Japão para o Mundial de ginástica artística, mas não vai apresentar novamente o solo do Baile de Favela. Depois de conquistar um ouro no salto e uma prata no individual geral das Olimpíadas de Tóquio, a ginasta de 22 anos não vai disputar a prova de solo em Kitakyushu, ficando fora também do páreo do individual geral. Ela está inscrita para os três outros aparelhos para a classificatória desta segunda-feira, às 23h15 (de Brasília). A campeã olímpica explicou que a decisão que tomou junto com a comissão técnica do Brasil foi para preservá-la já de olho na caminhada até os Jogos de Paris 2024.

– Precaução, planejamento, análise médica e física e respeito com meu corpo. Estou em um momento em que vim de um período muito difícil de preparação. Para chegar aqui e fazer o solo que estava fazendo antes (nas Olimpíadas) era muito difícil, ia exigir muito do meu corpo. Sei que todos vocês queria que eu fizesse o Baile de Favela. Eu também queria, mas eu preciso ser inteligente agora e saber que este não é o momento. Então não fiquem tristes, que eu vou voltar com minha série, vou voltar a fazer solo – disse Rebeca.

O SporTV 2 vai transmitir ao vivo as finais do Mundial de ginástica artística de Kitakyushu, e o ge acompanha em tempo real as classificatórias dos ginastas brasileiros.

Rebeca Andrade explica ausência do Baile de Favela no Mundial de ginástica

Sem a atual campeã mundial Simone Biles e a atual campeã olímpica Sunisa Lee, Rebeca Andrade era apontada pela própria Federação Internacional de Ginástica (FIG) como favorita ao ouro do individual geral no Mundial de Kitakyushu por ser a atual vice-campeã olímpica da prova. Sem se apresentar no solo, porém, a brasileira fica fora do páreo. Por outro lado, ela tem boas chances de pódio no salto, aparelho em que a atual campeã olímpica. A ginasta também vai tentar vagas nas finais da trave e das barras assimétricas.

É a primeira vez desde 1996 que um Mundial de ginástica é realizado no mesmo ano das Olimpíadas – os Jogos foram adiados por causa da pandemia do coronavírus. A proximidade entre as duas competições fez com que muitas estrelas da modalidade desistissem do Mundial. Apenas cinco campeões olímpicos de Tóquio estão inscritos para a competição em Kitakyushu, incluindo Rebeca Andrade.

– A equipe discutiu e analisou essa longa temporada e a alta exigência até aqui, entendemos que para fazer um solo com um bom nível técnico e seguro a carga de treinos precisaria ser maior e mais complexa, nesse momento pós Olimpíadas e planejamento a longo prazo não seria adequado, Rebeca segue competitiva nos três aparelhos salto, barra e trave e vamos buscar a classificação para as finais. Após o Mundial ela fará um período de descanso necessário e merecido, para se preparar para o novo ciclo – disse o técnico Francisco Porath.

Rebeca Andrade no treino para o Mundial de ginástica — Foto: Reprodução

Rebeca Andrade no treino para o Mundial de ginástica — Foto: Reprodução

Rebeca sofreu lesões nos joelhos pouco antes de três Mundiais (2015, 2017 e 2019), passando por três cirurgias. Apenas em 2018 a ginasta conseguiu disputar um Mundial, em Doha, ainda na fase final de recuperação. Na época, por não estar no auge da forma física, também não se apresentou no solo, aparelho mais exigente para o joelho.

– A ausência da Rebeca no solo neste Mundial faz parte do planejamento para esse novo ciclo, a análise não se limitou a uma apresentação e sim a preparação necessária para performance, volume de treinos e também dias de competição, a atleta vem de uma forte preparação sem pausa após os Jogos Olímpicos, entendemos que participar desse Mundial é importante, assim a prioridade é uma participação segura e competitiva. O planejamento para 2024 já iniciou e as estratégias de treinamentos e competições visam manter a atleta em excelentes condições físicas, psicológicas e técnicas para os próximos anos – afirmou em nota a equipe multidisciplinar da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Rebeca apresentou um solo com dificuldade simplificada no Campeonato Brasileiro de ginástica, em Aracaju, no dia 1º de outubro, e foi campeã nacional do individual geral. No entanto, ela precisaria aumentar a dificuldade da série para brigar por medalhas no Mundial.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias