O Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino 2021, divulgado pela CBF nesta semana, conta com 88 times listados e mudanças em relação ao ano passado. A principal novidade está no fato de que o Corinthians assumiu a liderança, sendo o primeiro clube de referência nacional a chegar ao topo durante os últimos nove anos.

A Ferroviária desce para segundo, enquanto Flamengo e Santos dividem o terceiro lugar. O Rubro-negro carioca caiu uma posição em relação ao ano passado, enquanto o Peixe subiu. As quedas de maior impacto, no entanto, foram nos clubes do Nordeste.

A lista começa a mostrar reflexos das regras impostas pelo Licenciamento de Clubes. Isso porque, desde 2019, o futebol feminino tem sido exigência para times que disputam a Série A do Brasileiro, a Sul-Americana e a Libertadores. A obrigatoriedade resultou na criação de equipes em clubes como Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Fortaleza – que não contavam com o departamento até dois anos atrás.

Antes do Corinthians, outros três clubes ocuparam a liderança: a Ferroviária, em 2020, o São José, como hegemônico de 2014 a 2019, e o São Francisco-BA, em 2013.

O Corinthians estava na 9ª posição da lista em 2019 e chegou ao topo em dois anos, depois de enfileirar conquistas sob o comando do técnico Arthur Elias e da diretora Cris Gambaré. Ao longo deste período, o clube tornou-se vice-campeão do Brasileirão 2019, campeão da Libertadores do mesmo ano e do Brasileiro 2020.

Sete títulos em cinco anos: Corinthians fatura Paulistão feminino

Sete títulos em cinco anos: Corinthians fatura Paulistão feminino

Líder do ranking no ano passado, a Ferroviária desce uma posição, mantendo-se no pódio com o segundo lugar. Até porque conquistou o título da Libertadores 2020. A equipe tem tradição no futebol feminino, apesar de não carregar o mesmo peso no masculino, e inclusive concorre ao prêmio de melhor departamento de 2020 – assim como o Corinthians – depois de faturar a premiação em 2019.

Ferroviária é bicampeã da Libertadores feminina

Ferroviária é bicampeã da Libertadores feminina

As mudanças de maior impacto aconteceram para os clubes do Nordeste. Referência histórica no futebol feminino, o Vitória-PE despencou 10 posições e está em 17º no ranking, um ano após desistir do Brasileirão Série A2, por falta de dinheiro. O único clube da região que está no Top-10 deste ano é o Vitória, da Bahia, subindo de 13º para 10º.

Ao ampliar o recorte para os 20 primeiros da lista, mais quatro times do Nordeste aparecem: São Francisco-BA (12º), Sport (15º), o próprio Vitória-PE (17º) e Tiradentes (20º). Só o Rubro-negro pernambucano manteve a posição do ano passado, enquanto todos os outros três estão em queda.

A última Série A1 do Sport: Sem estrutura e sem apoio, futebol feminino do Sport sucumbe no Brasileiro

A última Série A1 do Sport: Sem estrutura e sem apoio, futebol feminino do Sport sucumbe no Brasileiro

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.