Diário de São Paulo
Siga-nos

Quer um sócio ?

Certa vez, eu estava conversando com um casal de empreendedores sobre a possibilidade e as vantagens de investirmos em seu negócio.

Quer um sócio ?
Quer um sócio ?

Redação Publicado em 17/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h24


Certa vez, eu estava conversando com um casal de empreendedores sobre a possibilidade e as vantagens de investirmos em seu negócio.

Passei horas falando com eles e explicando como um fundo de investimentos pode gerar valor para uma empresa.

Destaquei aspectos como capital a ser investido, crescimento, inovação, governança, gestão, networking, empreendedores excepcionais que temos como cotistas, entre outros.

Depois de ouvir os meus argumentos, um deles me retrucou da seguinte forma: “O senhor está me oferecendo algo bem bacana, que é a possibilidade de ver meu negócio crescer muito nos próximos cinco anos. No entanto, eu gostaria que o senhor soubesse que, mesmo a minha empresa sendo pequena, quando eu quero comprar um imóvel, um carro, ou mesmo fazer uma viagem, eu vou no caixa dela e tiro o dinheiro que eu preciso, sem ter que dar satisfação para ninguém. Tenho certeza que não poderei fazer isso se os senhores investirem no meu negócio. E, pior, o senhor ainda limitará o meu salário, por não ser compatível com o tamanho da empresa”.

Para receber um investimento profissional, o empreendedor deve saber que muitas mudanças deverão ocorrer em seu negócio, e na forma de conduzi-lo. Destaco algumas delas:

  1. Você terá um sócioSaiba que o negócio não será mais apenas seu. Embora continue sendo dono, você trabalhará para o negócio e não o contrário.
  2. O caixa é da empresa e não seuTodos os recursos gerados pelo negócio deverão ser aplicados no mesmo ou distribuídos aos acionistas de acordo com regras pré-estabelecidas. As finanças da empresa NUNCA deverão se misturar com as suas finanças.
  3. Seu negócio será auditado e o investidor ficará responsável pelo financeiro Como o investidor está colocando dinheiro no negócio, ele exigirá que o diretor financeiro seja indicado por ele e que a empresa seja auditada, para que todos se sintam confortáveis sobre a utilização dos recursos do negócio.
  4. Você terá que exercer o desapego: até o seu cargo pode estar em jogoCom a entrada do novo sócio, você terá que merecer o seu cargo. Seu desempenho será avaliado, e você deverá estar disposto a ceder sua posição, caso seja identificado alguém melhor para o posto.
  5. Esteja preparado para vender seu negócio algum diaFundos de investimento ganham dinheiro quando saem do negócio. Esteja preparado para cláusulas que garantam a liquidez do mesmo. Incluindo venda forçada.
  6. Não existe a menor possibilidade de buscar “atalhos” ilegaisFundos são auditados e altamente regulamentados, portanto esse tipo de atitude está fora de cogitação.
  7. Muitas vezes a sua opinião não prevaleceráAs decisões mais importantes deverão ser aprovadas em um conselho de administração e que será constituído a partir do investimento com regras de aprovações definidas no acordo de acionistas.
  8. Sua remuneração será compatível com uma empresa do tamanho da sua, ou até menorComo dito anteriormente, você será um recurso da empresa. Por isso, será remunerado pelo mercado e pelo tamanho da mesma, no máximo.
  9. Investimentos e desinvestimentos deverão ser aprovadosEsses procedimentos deverão estar sempre de acordo com o combinado no acordo de acionistas.
  10. Mesmo que minoritário, o investidor poderá ter direito de veto em vários temas O investidor estará abastecendo o seu carro de Formula 1 e você será o piloto. Mas ele pode puxar o freio de mão a qualquer momento, caso entenda que você está dirigindo de forma perigosa.
Compartilhe  

últimas notícias