Diário de São Paulo
Siga-nos

Psicóloga transforma gato de estimação em personagem de livro infantil.

Já imaginou conhecer um gato que, em cada uma de suas sete vidas, morou em diferentes continentes do planeta? A aventura, tirada de um livro infantil, foi

Psicóloga transforma gato de estimação em personagem de livro infantil.
Psicóloga transforma gato de estimação em personagem de livro infantil.

Redação Publicado em 27/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h27


Segundo livro da série ‘Atum, o gato grato’ foi lançado neste mês em Sorocaba. Ideia surgiu em conversas imaginárias da dona com o bichinho, adotado após ser abandonado em uma caixa.

Já imaginou conhecer um gato que, em cada uma de suas sete vidas, morou em diferentes continentes do planeta? A aventura, tirada de um livro infantil, foi criada pela psicóloga Thais Laham Morello, de Sorocaba (SP), e tem como personagem seu próprio gato de estimação chamado Atum, de 5 anos.

Abandonado dentro de uma caixa de papelão quando ainda era filhote, Atum foi encontrado e adotado por Thais, que nunca havia tido um gato em casa. Ganhou nome de peixe por simples brincadeira e acabou conquistando a nova “mamãe”. “Em poucos dias, virei ‘gateira’. Ele é muito fofo! Busca a bolinha, gosta de banho e passeia de coleira”, conta.

O gato virou personagem de livro depois de conversas imaginárias da psicóloga com o bichinho. O desejo de escrever e a vontade de transformar a brincadeira em algo criativo resultou no lançamento da série “Atum, o gato grato”, em 2015.

No primeiro livro, o gato Atum sonha com cada profissão que teve e traz uma lição sobre gratidão.

“Atum tem sete vidas. Ele já foi jardineiro, equilibrista, terapeuta, construtor, cozinheiro, astronauta e marinheiro. Em cada uma de suas vidas, teve uma profissão e motivos para agradecer. Escolhi conforme coisas que ele faz. Jardineiro, por exemplo, porque o Atum adora ficar perto das plantas e deitado na grama. Marinheiro porque ele gosta de água”, explica Thais.

No livro, gato Atum mora em vários países em suas sete vidas (Foto: Thais Laham/Arquivo pessoal)

No livro, gato Atum mora em vários países em suas sete vidas (Foto: Thais Laham/Arquivo pessoal)

Já no segundo livro da série, “Atum, o gato grato cai no mundo”, o carinhoso, brincalhão e gorduchinho ensina sobre a diversidade para as crianças. Em cada uma de suas sete vidas, o gato morou em um país diferente e traz características da cultura local. As ilustrações são de Juliana Basile.

“Coloquei um pouco da minha experiência de morar no exterior e escolhi países que representassem também outros continentes. No livro, o Atum morou na Turquia, Nova Zelândia, Egito, Japão, Itália, México e Argentina. No final, a mensagem é a diversidade. Ele mostra que não existe uma maneira só e trabalha isso com as crianças”, conta a psicóloga.

O segundo livro inspirado no bichano foi lançado em Sorocaba no último sábado (22). A série “Atum, o gato grato” deve ser composta por sete livros, ao todo.

Pelas histórias, Thais já foi convidada a participar de bate-papos em escolas, da Feira do Livro de Poços de Caldas (MG) e ganhou o Prêmio Sorocaba de Literatura 2016.

Segundo livro da série 'Atum, o gato grato' foi lançado em Sorocaba neste mês (Foto: Thais Laham/Arquivo pessoal)

Segundo livro da série ‘Atum, o gato grato’ foi lançado em Sorocaba neste mês (Foto: Thais Laham/Arquivo pessoal)

Compartilhe  

últimas notícias