Diário de São Paulo
Siga-nos

Projeto pretende retirar do rio Preto quase 18 mil toneladas de lixo

Um projeto antigo para despoluir o rio Preto está saindo do papel em São José do Rio Preto (SP). O rio que deu o nome para a cidade vem sendo judiado pelos

Projeto pretende retirar do rio Preto quase 18 mil toneladas de lixo
Projeto pretende retirar do rio Preto quase 18 mil toneladas de lixo

Redação Publicado em 10/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h52


Trabalho, criado há três anos, começa a sair do papel em Rio Preto.
Ao todo, o rio Preto tem 122 quilômetros de extensão.

Um projeto antigo para despoluir o rio Preto está saindo do papel em São José do Rio Preto (SP). O rio que deu o nome para a cidade vem sendo judiado pelos moradores. Ele nasce em Cedral (SP) passa por Rio Preto, onde abastece 30% da cidade e deságua no rio Turvo, em Pontes Gestal (SP).

Serão gastos mais de R$ 3 milhões na limpeza que será feita em três etapas. A expectativa é retirar do rio Preto quase 18 mil toneladas de lixo. A Secretaria do Meio Ambiente informou que o trabalho de limpeza do rio Preto começou há pouco mais de um mês, e a previsão é terminar em fevereiro do ano que vem. A secretaria também disse que depois da retirada do entulho, serão plantadas três mil mudas ao longo da margem do rio.

Ao todo, o rio tem 122 quilômetros de extensão.  Em boa parte desse trajeto o rio vem sendo maltratado e poluído, muito pelo lixo que é jogado nas ruas e chega até o rio pelas chuvas. São garrafas de todos os tipos, embalagens, plástico, isopor. O rio Preto é um dos mais sujos do Estado e isso prejudica os bichos.  “Além de mudar o habitat natural dos animais, tanto aquáticos como terrestres, isso pode ocorrer risco aos animais”, afirma o tenente da Polícia Ambiental Emerson Mioranse.

Garrafas pets dominam o cenário do rio Preto (Foto: Reprodução / TV TEM)

Garrafas pets dominam o cenário do rio Preto (Foto: Reprodução / TV TEM)

O rio não é explorado para navegação e turismo, muito por causa da poluição em parte do trajeto. “Foi puro descaso das competências públicas e da falta de educação da população. Dos 122 quilômetros, temos 15 quilômetros com sujeira, poluído. Os demais são águas limpas navegáveis que pretendemos desenvolver o turismo”, a delegada regional do Turismo Célia Gomes.

A prefeitura de Rio Preto reconhece que grande parte da sujeira vem da maior cidade da região. Depois de várias denúncias, o poder público resolveu se mexer e, há três anos, montou um projeto para retirar o lixo. Mas só agora, o secretário de Meio Ambiente diz que, enfim, o projeto saiu do papel. “Isso é um trabalho de execução de serviço que não tem como mensurar o valor e as intervenções são várias, a cada dia em um lugar. Fizemos um aprimoramento de detalhes para ser possível a execução. Acredito que nos próximos 15, 20 dias deve sair a ordem de serviço para começar o serviço efetivamente”, afirma o secretário Clinger Gagliardi.

Compartilhe  

últimas notícias