Diário de São Paulo
Siga-nos

Príncipe Charles lê discurso da rainha ao Parlamento pela primeira vez

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, e o príncipe William ocuparam o centro do palco na abertura do Parlamento do Reino Unido nesta terça-feira

Príncipe Charles lê discurso da rainha ao Parlamento pela primeira vez
Príncipe Charles lê discurso da rainha ao Parlamento pela primeira vez

Redação Publicado em 10/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 14h18


Rainha Elizabeth se ausentou devido a problemas de mobilidade

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, e o príncipe William ocuparam o centro do palco na abertura do Parlamento do Reino Unido nesta terça-feira (10), substituindo a rainha Elizabeth, de 96 anos, que não compareceu ao grande evento pela primeira vez em quase seis décadas.Príncipe Charles lê discurso da rainha ao Parlamento pela primeira vezPríncipe Charles lê discurso da rainha ao Parlamento pela primeira vez

Com a rainha forçada a se ausentar devido à recorrência de problemas de mobilidade, Charles, de 73 anos, chegou ao Palácio de Westminster para ler a agenda legislativa do governo.

Charles, que participou da abertura do Parlamento ao lado de sua mãe nos últimos anos, começou a ler cada projeto citando a monarca: “O governo de Sua Majestade…”.

Cerimônia

A abertura do Parlamento é um evento de grande pompa que, tradicionalmente, conta com a rainha sendo transportada em uma carruagem, escoltada por soldados em uniforme cerimonial.

A monarca veste o Manto de Estado antes de liderar uma procissão até a Câmara dos Lordes, onde se senta em um trono e abre formalmente uma nova sessão do Parlamento, ao ler um discurso escrito pelo governo descrevendo seus planos legislativos.

A rainha ficou de fora da cerimônia apenas em duas ocasiões, durante seu reinado de 70 anos – em 1959 e 1963, quando estava grávida dos filhos Andrew e Edward.

A rainha, que não compareceu a vários compromissos públicos desde que foi hospitalizada por uma noite em outubro passado por uma doença não especificada, teve que emitir “Cartas Patentes” para autorizar Charles e William a desempenhar seu papel no evento constitucional.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias