O autor do ataque que deixou cinco mortos e dois feridos na cidade norueguesa de Kongsberg, nessa quarta-feira (13), usou "outras armas" além do "arco e

Redação Publicado em 14/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h08
O autor do ataque que deixou cinco mortos e dois feridos na cidade norueguesa de Kongsberg, nessa quarta-feira (13), usou “outras armas” além do “arco e flechas”, disse hoje (14) fonte judicial sem fornecer detalhes.

A procuradora Ann Irén Svane Mathiassen, responsável pela investigação do caso, disse à agência de notícias NTB que o detido, um cidadão dinamarquês de 37 anos, residente em Kongsberg, já admitiu a autoria.
“É conhecido da polícia, mas prefiro não dar mais detalhes sobre o assunto”, disse Mathiassen.
A polícia da Noruega, que convocou uma entrevista coletiva hoje, ainda não falou sobre os motivos que levaram o agressor a matar.
De acordo com o canal de televisão TV2, da Noruega, o atacante “converteu-se ao Islã”.
A polícia e a Procuradoria ainda não se pronunciaram sobre a motivação do ataque.
“Acreditamos que atacou sozinho. É natural que se investigue a possibilidade de ter sido um ato terrorista. Mesmo assim, ainda é cedo para nos pronunciarmos”, disse ontem à noite o chefe da polícia, Oyvind Aas.
Segundo Aas, um dos feridos, que está hospitalizado, é um agente da polícia que se encontrava fora de serviço, em um supermercado.
A polícia norueguesa recebeu, no fim da tarde dessa quarta-feira, o primeiro aviso de que um homem “armado com arco e flechas” se encontrava no centro de Kongsberg.
O atacante foi detido depois de confrontar e tentar fugir das autoridades.
“Há vários cenários onde ocoreram os crimes. Essa pessoa movimentou-se numa grande área do centro onde se cometeram atos delituosos”, afirmou Aas sobre o percurso do agressor durante o ataque.
No momento da perseguição, em que estiveram envolvidos helicópteros e agentes do corpo especial da polícia, as autoridades pediram aos moradores para permanecer em casa.
A primeira-ministra Erna Solberg considerou os fatos “horríveis”, tal como o líder da oposição, o trabalhista Jonas Store que hoje assume a chefia do novo governo da Noruega, depois de ter vencido as eleições gerais no mês passado.
.
.
.
.
RTP
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Caminhoneiros iniciam paralisação para pressionar Senado por votação da MP do Frete

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Virgínia passa mal, faz teste de gravidez e revela resultado

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação