Diário de São Paulo
Siga-nos

Polícia Civil de Piracicaba prende quadrilha em operação contra invasão de contas do Instagram

Uma operação da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba(SP) prendeu quatro homens suspeitos de crimes cibernéticos. Segundo a

Polícia Civil de Piracicaba prende quadrilha em operação contra invasão de contas do Instagram
Polícia Civil de Piracicaba prende quadrilha em operação contra invasão de contas do Instagram

Redação Publicado em 11/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 17h23


Segundo a investigação, há pelo menos 50 vítimas na região de Piracicaba. Os criminosos invadiam as contas, ofereciam produtos aos seguidores das vítimas e extorquiam para devolver a conta.

Uma operação da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba(SP) prendeu quatro homens suspeitos de crimes cibernéticos. Segundo a Polícia Civil, o grupo atuava na invasão de contas de redes sociais e oferecia produtos aos seguidores das vítimas.

A “Operação Direct” cumpriu, na manhã desta sexta-feira (11), mandados de busca e apreensão, sendo 21 na cidade de São Paulo e um na Praia Grande. Foram dois meses de investigação até a identificação dos suspeitos.

Segundo a Deic, foram pelo menos 50 vítimas na região de Piracicaba. Elas tiveram contas do aplicativo Instagram invadidas e os criminosos passavam a oferecer aos seguidores produtos que não existiam, por preço menor ao de mercado.

Os golpistas “vendiam” celulares, eletrodomésticos, móveis e utensílios domésticos, segundo a investigação. Além disso, também são apuradas extorsões contra as vítimas, em que os criminosos exigiam dinheiro para devolver a senha de acesso à rede social.

Operação Deic Piracicaba  — Foto: Polícia Civil de Piracicaba

Operação Deic Piracicaba — Foto: Polícia Civil de Piracicaba

Os trabalhos desenvolvidos pelo Setor de Inteligência da 1ª Deic identificaram os locais onde os crimes eram praticados e as identidades de vários suspeitos. Durante o cumprimento dos mandados, quatro foram presos, todos em São Paulo.

Segundo a Polícia, nos celulares deles tinham contas do Instagram logadas em nomes de terceiros. Foram apreendidos vários aparelhos celulares e em um deles tinham mais de 30 contas diferentes da rede social.

Computadores e outros objetos apreendidos, além dos celulares, foram apreendidos e vão passar por perícia. Os quatro detidos tinham 18, 19, 20 e 24 anos. Eles foram levados à Divisão de Capturas da Polícia Civil de São Paulo e ficaram presos.

Operação Direct cumpre de 22 mandados de busca e apreensão pelo Deic de Piracicaba  — Foto: Polícia Civil de São Paulo

Operação Direct cumpre de 22 mandados de busca e apreensão pelo Deic de Piracicaba — Foto: Polícia Civil de São Paulo

O caso foi registrado como invasão de dispositivo informático, associação criminosa e apreensão de objeto.

A operação contou com apoio das Delegacias Seccionais do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) 9, Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), Grupo Especial de Reação (Ger), do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) da Capital.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias