Diário de São Paulo
Siga-nos

PFL: Claressa Shields passa sufoco, mas vence em estreia no MMA

A Professional Fighters League (PFL) deu o pontapé inicial para sua segunda rodada nesta quinta-feira, em Atlantic City, nos Estados Unidos, e teve como

PFL
PFL

Redação Publicado em 11/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h46


Campeã olímpica e mundial de boxe, americana começa mal, mas consegue a virada e estreia com vitória. Nathan Schulte vence, mas dá adeus ao sonho do tricampeonato

A Professional Fighters League (PFL) deu o pontapé inicial para sua segunda rodada nesta quinta-feira, em Atlantic City, nos Estados Unidos, e teve como atração principal a aguardada estreia de Claressa Shields no MMA. A campeã de boxe começou mal, mas conseguiu se recuperar e venceu por nocaute técnico.

Bicampeão do torneio dos leves, Nathan Schulte até conseguiu vencer esta noite, mas não foi o suficiente para garantir sua classificação para os playoffs, dando adeus ao sonho do tri. Já Sheymon Moraes ainda sonha com uma vaga nas semifinais com a excelente vitória por finalização diante de Jesse Stirn. Joilton Peregrino, por sua vez, amargou sua segunda derrota na temporada ao ser superado por Clay Collard.

Shields estreia com vitória

Bicampeã olímpica e dona de três títulos mundiais de boxe, Claressa Shields chegou com moral no evento. Fazendo sua estreia no MMA, ela foi a grande estrela da noite, fazendo o principal combate do show contra Brittney Elkin, em uma disputa que não valia pelo torneio. Apesar do sucesso na Nobre Arte, a campeã pode perceber que terá trabalho para repetir seu sucesso na nova modalidade.

Elkin não quis saber de trocação. Após passar o primeiro minuto circulando pelo cage, ela encurtou e colocou Shields para baixo, onde foi avançando até chegar na montada. Elkin dominou a luta no solo, golpeando e ameaçando partir para alguma finalização, mas não conseguiu definir.

Elkin levou perigo na luta de solo — Foto: PFL

Elkin levou perigo na luta de solo — Foto: PFL

Shields voltou para o segundo round tentando mostrar sua trocação, mas foi mais uma vez derrubada e sofreu com o combate no chão. Elkin rapidamente chegou na montada e dominou a luta. Shields ainda escapou de uma chave de braço nos segundos finais e aproveitou os últimos instantes para golpear sua oponente, mas o gongo soou e freou sua reação.

No terceiro round, Shields acertou um bom golpe de direita e sua adversária sentiu, tentando imediatamente levar a luta para o solo. Desta vez, Shields se defendeu e passou a castigar Elkin com uma série de golpes, obrigando o árbitro a interromper e decretar o nocaute técnico.

A estrela do boxe vibrou muito com a virada e sua estreia vitoriosa no MMA.

– Sinto que estou sonhando, isso é uma loucura! Eu simplesmente tive uma atitude de nunca desistir em cada round. Nunca desista, foi o que eu dizia a mim mesma. – comentou Shields.

Schulte corre contra o relógio, mas vence por pontos

Disposto a se recuperar da derrota na primeira rodada, Natan Schulte precisava vencer antes da lutar chegar até a decisão dos jurados, para somar mais pontos e seguir com o sonho do tricampeonato. Para isso, imprimiu um ritmo forte no primeiro round de sua luta contra Alex Martinez, tentando definir o mais rápido possível. O brasileiro colocou seu adversário para baixo, mas Martinez se defendeu bem.

Schulte diminuiu o ritmo no segundo round e o combate ficou mais equilibrado, com Martinez levando vantagem em pé. O brasileiro manteve sua estratégia de derrubar na etapa final, mas, sem o mesmo gás dos primeiros minutos, não conseguiu definir a disputa. O combate foi para a decisão dos jurados e Schulte venceu por decisão dividida, somando três pontos na classificação.

Schulte venceu Martinez na decisão dos jurados, mas não avançou no torneio — Foto: PFL

Schulte venceu Martinez na decisão dos jurados, mas não avançou no torneio — Foto: PFL

Sheymon surpreende e finaliza

Especialista em muay thai, Sheymon Moraes foi surpreendido na primeira rodada ao ser nocauteado por Brendan Loughnane. No confronto desta quinta-feira contra Jesse Stirn, o final foi diferente.

O americano começou respeitando a trocação de Sheymon, mas aplicou uma bela queda e caiu de guarda passada. O brasileiro conseguiu escapar do solo, mas seguiu com o adversário grampeado nele em pé.

Sheymon voltou mais agressivo no segundo round e aplicou um knockdown no primeiro minuto. Stirn resistiu e seguiu na luta. O americano levou desvantagem na trocação e conseguiu derrubar apenas nos segundos finais, mas Sheymon rapidamente raspou e finalizou o adversário com uma kimura aos 4m59s.

Sheymon vibrou muito com a vitória — Foto: PFL

Sheymon vibrou muito com a vitória — Foto: PFL

Peregrino começa bem, mas é derrotado na decisão

Joilton Peregrino começou bem no primeiro round, mantendo Clay Collard no solo e quase finalizando com um triângulo de mão. O americano, que vem de vitória sobre Anthony Pettis, resistiu e voltou melhor no segundo round, equilibrando a disputa. O combate continuou parelho no último assalto, com o americano bem na trocação e Joilton aplicando boas quedas. No fim dos três rounds, Collard venceu por decisão dividida.

Peregrino começou bem, mas foi derrotado — Foto: PFL

Peregrino começou bem, mas foi derrotado — Foto: PFL

PFL 2021 #4


10 de junho de 2021, em Atlantic City (EUA)

CARD PRINCIPAL
Claressa Shields venceu Brittney Elkin por nocaute técnico a 1m44s do R1
Clay Collard venceu Joilton Peregrino por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Bubba Jenkins venceu Bobby Moffett por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-28)
Brendan Loughnane venceu Tyler Diamond por decisão majoritária (30-27, 29-27, 28-28)

CARD PRELIMINAR
Natan Schulte venceu Alex Martinez por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28).
Olivier Aubin-Mercier venceu Marcin Held por decisão unânime (triplo 30-27)
Loik Radzhabov venceu Akhmed Aliev por nocaute técnico aos 27s do R1
Sheymon Moraes venceu Jesse Stirn por finalização aos 4m59s do R2
Chris Wade venceu Arman Ospanov por nocaute aos 2m18s do R2

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias