Diário de São Paulo
Siga-nos

Petrobras adota ação ‘protelatória’ ao submeter indicado à governança interna, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro chamou nesta quinta-feira (26) de "medida protelatória" a decisão do Conselho de Administração da Petrobras de submeter o nome de

Petrobras adota ação ‘protelatória’ ao submeter indicado à governança interna, diz Bolsonaro
Petrobras adota ação ‘protelatória’ ao submeter indicado à governança interna, diz Bolsonaro

Redação Publicado em 26/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h27


O presidente Jair Bolsonaro chamou nesta quinta-feira (26) de “medida protelatória” a decisão do Conselho de Administração da Petrobras de submeter o nome de Caio Paes de Andrade à governança interna.

Atualmente assessor do ministro Paulo Guedes (Economia), Caio Paes de Andrade foi indicado por Bolsonaro para assumir a presidência da empresa no lugar de José Mauro Ferreira Coelho, que chefia a Petrobras desde o mês passado. Esta foi a terceira troca na presidência da companhia no governo Bolsonaro.

A indicação precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras, no qual o governo tem maioria por ser o acionista majoritário da empresa. A colunista do g1 Ana Flor informou que o envio da indicação para a governança interna representa derrota para Bolsonaro.

“Jamais, da minha parte, penso em interferir na Petrobras. Isso [decisão do conselho], para mim, é medida protelatória. […] Eu sou acionista majoritário e tenho direito, via Ministério das Minas e Energia, de propor mudança não só do conselho, como da diretoria e do próprio presidente”, disse Bolsonaro nesta quinta-feira em uma entrevista coletiva.

Questionado, então, se a mudança no comando da Petrobras precisa ser feita “o mais rápido possível”, Bolsonaro disse que, se os atuais gestores permanecerem, “eles podem ter uma política de continuísmo do que vinha acontecendo lá”.

Pré-candidato à reeleição, Bolsonaro pressiona a empresa a não reajustar preços dos combustíveis até a eleição de outubro .

A Petrobras, no entanto, está submetida ao critério de paridade internacional, política adotada desde 2016, com a chegada de Michel Temer à Presidência. Com isso, o preço dos combustíveis varia de acordo com a cotação do barril de petróleo no mercado internacional e das oscilações do dólar.

Miriam Leitão sobre troca no comando da Petrobras: 'Estelionato eleitoral'

Miriam Leitão sobre troca no comando da Petrobras: ‘Estelionato eleitoral’

Conselho da Petrobras

Além de enviar o nome de Paes de Andrade para a área de governança interna, o Conselho de Administração da Petrobras também pediu ao governo que envie os nomes dos oito novos indicados para ocupar assentos no colegiado.

Nota divulgada pela Petrobras indica que a assembleia-geral extraordinária só será convocada quando esses currículos forem avaliados e aprovados.

O Blog da Ana Flor informou que, portanto, Paes de Andrade não deve ter condições de assumir o cargo antes de julho.

G1

Compartilhe  

últimas notícias