Diário de São Paulo
Siga-nos

Penitenciária feminina promove concurso para valorizar beleza de transgêneros

Neste mês de outubro, a Penitenciária Feminina de Pirajuí (SP) realizou pelo segundo ano um concurso de beleza que faz parte das ações de ressocialização das

Penitenciária feminina promove concurso para valorizar beleza de transgêneros
Penitenciária feminina promove concurso para valorizar beleza de transgêneros

Redação Publicado em 29/10/2017, às 00h00 - Atualizado às 09h48


Neste mês de outubro, a Penitenciária Feminina de Pirajuí (SP) realizou pelo segundo ano um concurso de beleza que faz parte das ações de ressocialização das detentas. E nessa edição, o concurso Miss Primavera contou com uma nova categoria para valorizar a beleza dos presos transgêneros. Erick, de 22 anos, recebeu o título de Mister Primavera deste ano.

“Nós nos sentimos valorizados e felizes. Ainda existe muito preconceito, mas temos ganhado espaço na sociedade e isso é muito importante”, conta o jovem.

Já a segunda edição do Miss Primavera teve cerca de 250 reenducandas inscritas e 32 participaram da final do concurso. A detenta Karina dos Santos foi a vencedora. Ela está presa há nove meses por envolvimento com o tráfico de drogas e conta que essas ações fortalecem a autoestima.

Karina foi eleita a

Karina foi eleita a “Miss Primavera” na edição deste ano na Penitenciária de Pirajuí (Foto: Caio Daniel / Assessoria de Imprensa da SAP)

“Estou muito feliz. O concurso de beleza nos mostrou que somos valorizadas e nos faz lembrar que somos mulheres bonitas, mesmo estando atrás das grades.”

Para ela, momentos assim, que promovem ressocialização, ajudam a amenizar a saudade dos familiares e também incentivam a busca por um futuro melhor.

“É muito triste estar presa, longe da família e dos filhos. É muita saudade. Mas atividades como essa nos faz aumentar a autoestima e também serve pra lembrar que logo estaremos livres novamente. E sempre foi meu sonho me tornar uma advogada, e pretendo correr atrás dele quando sair daqui.”

Além da Miss e do Mister Primavera, o concurso também elegeu a Miss Plus Size, categoria vencida por Cintia da Silva, a Miss Simpatia, Sueli Ermelinda de Jesus, e a Princesa Primavera, Natalia Denoni. As candidatas ganharam um dia de beleza para participar do desfile, que contou com apresentações musicais e de dança.

Na foto a Miss Primavera; Mister Primavera; Princesa Primavera; Miss Plus Size e Simpatia Plus Size (Foto: Caio Daniel / Assessoria de Imprensa da SAP)

Na foto a Miss Primavera; Mister Primavera; Princesa Primavera; Miss Plus Size e Simpatia Plus Size (Foto: Caio Daniel / Assessoria de Imprensa da SAP)

Documentário internacional

A diretora da unidade, Graziella Costa, conta que todas as etapas do concurso foram acompanhadas por uma equipe que está produzindo um documentário sobre projetos de ressocialização em unidades prisionais.

“Trabalhar a ressocialização com a mulher presa traz vários tipos de sentimentos, além dos valores básicos conquistados com o estudo e o trabalho, é importante também a busca da autoestima perdida, ressalta acima de qualquer coisa o resgate da importância da mulher na sociedade como um todo, e ainda que ela pode ser bela, independente da condição social em que ela vive, ou está inserida neste momento”, ressalta.

Ainda de acordo com Graziella, as imagens e depoimentos colhidos na penitenciária farão parte desse documentário que será lançado em festivais de cinema na Europa. O interesse da equipe pelo evento demonstra a importância de ações como essas dentro da penitenciária.

“A positividade deste evento pode ser vista sobremaneira no aspecto comportamental dessas mulheres que se envolvem com o projeto, criando além de tudo um clima menos tenso dentro da unidade prisional.”

Compartilhe  

últimas notícias