Diário de São Paulo
Siga-nos

Organizadores das Olimpíadas vão aumentar participação feminina em órgão executivo após polêmica

O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio nomeou nesta terça-feira 12 candidatas para seu comitê executivo, em uma maneira de demonstrar compromisso de

Olimpíadas
Olimpíadas

Redação Publicado em 02/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h01


Entidade vai nomear 12 integrantes mulheres nesta quarta-feira, em medida após insinuações machistas que derrubaram ex-presidente

O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio nomeou nesta terça-feira 12 candidatas para seu comitê executivo, em uma maneira de demonstrar compromisso de aumentar a participação feminina em sua composição. Isso ocorre, sobretudo, depois que o ex-presidente da entidade, Yoshiro Mori, ter feito comentários machistas que levaram a sua renúncia.

Segundo a agência de notícias Kyodo, a campeã olímpica da maratona nos Jogos de Sydney, Naoko Takahashi, e a bicampeã paralímpica do esqui alpino Kuniko Obinata estão entre as novas integrantes do comitê.

Os organizadores das Olimpíadas decidiram divulgar uma meta de aumentar a representação feminina em seu quadro executivo: quer passar dos 20% de um mês atrás para 42%, de acordo com a nova presidente da entidade, Seiko Hashimoto.

– Precisamos lidar com a questão rapidamente para restaurar a confiança (do público) no comitê organizador e produzir resultados – afirmou Hashimoto, que tomou posse em 18 de fevereiro.

Hoje, são sete as mulheres que fazem parte do comitê executivo. A entrada das 12 novas integrantes deve ser ratificada em reunião marcada para esta quarta-feira.

Yoshiro Mori, que havia sido premiê do Japão antes de dirigir o comitê organizador de 2020, disse em um encontro do Comitê Olímpico Japonês que as reuniões se arrastavam por conta da presença das mulheres.

Depois da péssima repercussão, ele, conhecido por uma série de gafes públicas, afirmou que estava “profundamente arrependido” por suas declarações em uma entrevista coletiva. Ainda assim, resolveu permanecer no cargo. O que durou apenas dias, pois logo comunicou sua renúncia.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias