Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Você conhece ou já ouviu falar em meia de compressão esportiva?

Musculação com o uso de meia de compressão. - Imagem: Arquivo Pessoal
Musculação com o uso de meia de compressão. - Imagem: Arquivo Pessoal

Tarlis Santos Publicado em 28/09/2022, às 08h35


Muitas pessoas já ouviram falar da meia de compressão esportiva, mas nem todo mundo conhece os benefícios que esse tipo de meia pode trazer para sua prática esportiva. Então vamos explicar as principais vantagens e efeitos que o uso dessa meia pode trazer no mundo esportivo.

O primeiro ponto a ser entendido é que a meia de compressão não é um simples meião e muito menos uma meia apertada. O meião que não tem compressão, aquele que é muito utilizado no futebol ou no vôlei por exemplo, não ira gerar nenhum efeito físico no usuárioe é simplesmente uma escolha estética ou para segurar equipamentos (no caso de alguns esportes que usam caneleira específicas).

Já o meião apertado, ele não só não gera benefício como pode prejudicar seu treino, seu rendimento e até gerar um problema de saúde. Ao apertar a sua perna, ele dificulta a circulação e ao invés de ajudar, ele pode gerar um problema grave de saúde. 

Dito isso, é importante que você escolha uma meia de compressão de qualidade que tenha compressão garantida e testada em fábrica. Essa meia sim, vai gerar muitos benefícios para o seu treino e ajudar a melhorar seu rendimento e performance.

A meia de compressão é um excelente artifício para melhorar a resistência nos seus treinos. Ela vai estabilizar e aquecer o músculo e dessa forma vai diminuir a vibração muscular consideravelmente, diminuindo assim o desgaste muscular durante seu treino de maior esforço.

O uso da meia de compressão permite a contenção e o alinhamento das fibras musculares, gerando um maior conforto das pernas durante a atividade física. Assim a mecânica do movimento fica mais precisa e demanda menos energia do corpo ajudando durante a prática esportiva.

Além disso, por ajudar na melhora da circulação, o uso da meia reduz o acúmulo do ácido lático e pirúvico, que estão diretamente ligados à dor muscular que sentimos no dia seguinte ou 48 horas depois de uma atividade intensa, como a corrida, musculação ou qualquer outra atividade que exija de forma intensa a musculatura da perna.

Com a melhora da circulação, a concentração desses ácidos diminui e a recuperação no dia seguinte será muito melhor porque o organismo terá menos ácidos para “limpar” trazendo uma recuperação mais rápida para o atleta.

Todas as atividades físicas que demandam um alto desempenho das pernas podem ser beneficiadas com o uso da meia de compressão, mas claro que uma atividade mais intensa para a panturrilha como a corrida, ciclismo ou a musculação vai deixar ainda mais nítida a vantagem de se usar a meia.

Todas as pessoas adultas podem usar as meias de compressão esportiva, para ajudar na sua atividade física. Mas ela pode até ser usada em outros momentos: no dia a dia e em viagens longas. Por conta das meias esportivas serem feitas de um tecido parecido com o algodão muitas pessoas utilizam no lugar das meias de compressão sociais para auxiliar naquele momento em que se fica muito tempo de pé ou muito tempo sentado.

Somado a todos esses benefícios que a meia pode trazer para a prática esportiva, ela pode ser um item para ajudar a compor o seu “look” de treino já que hoje existem diversas cores disponíveis no mercado que podem se adaptar aos mais diferentes estilos.

O que devemos procurar no momento de comprar uma meia de compressão?

O mais importante no momento de comprar a sua a meia de compressão é garantir que esteja comprando uma marca que garanta a compressão indicada porque só assim a meia terá o efeito desejado.

A escolha do tamanho da meia deve ser feita com cuidado, medindo a circunferência da sua panturrilha e tornozelo (para algumas marcas) assim você garante que ela nem vai ficar muito apertada e nem muito larga e vai fazer a compressão desejada para ter o estímulo correto no seu organismo.

Algumas pessoas afirmaram que já se incomodaram ao usar a meia de compressão, na maioria das vezes isso acontece por escolher uma marca de má qualidade, por escolher o tamanho errado ou por não ter posicionado bem a meia no momento de usar.

A meia deve ser posicionada 2 dedos abaixo da dobra do joelho e não pode ficar com dobras ao longo da meia, deve estar completamente esticada e ficar posicionada da maneira correta. Isso porque como ela é uma meia que vai comprimir o músculo, se ela ficar próximo a dobra do joelho ela vai dar a sensação de garrotear a perna e pode machucar essa região, deixando com marcas de elástico nessa parte traseira do joelho.

Se ela ficar com dobras ao longo da perna, ela também vai gerar incômodo. Mas uma vez que se aprende a melhor forma de vestir e posicionar a sua meia, ela não deve gerar nenhum incômodo e somente benefícios no seu uso.

Com todas essas vantagens, tenho certeza que vale a pena testar no seu próximo treino. Em caso de dúvidas procure um especialista da sua loja de confiança ou fale com um médico vascular ou um médico do esporte que eles saberão te ajudar na melhor escolha para você.

Em meu Instagram @tarlissantos te dou dicas e também tiro dúvidas. Comentem lá nesta publicação.

Compartilhe  

últimas notícias