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Viracopos, Vitória e Galeão lideram em satisfação; usuários criticam serviços comerciais

Viracopos, Vitória (ES) e Galeão (RJ) receberam as três melhores notas de avaliação pelos usuários em suas respectivas categorias – milhões de viajantes/ano-,

Viracopos, Vitória e Galeão lideram em satisfação; usuários criticam serviços comerciais
Viracopos, Vitória e Galeão lideram em satisfação; usuários criticam serviços comerciais

Redação Publicado em 24/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 17h22


Campinas recebeu nota 4,74, a maior entre os 20 terminais avaliados em três categorias. Alimentação, estacionamento e internet entre as principais críticas nos terminais do país.

Viracopos, Vitória (ES) e Galeão (RJ) receberam as três melhores notas de avaliação pelos usuários em suas respectivas categorias – milhões de viajantes/ano-, segundo a 3ª rodada da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro feita pelo Ministério dos Transportes.

No total, foram avaliados 20 terminais, responsáveis por 87% da movimentação nacional. O levantamento ouviu 21.206 pessoas, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5% .

Viracopos o melhor no geral

Com nota 4,74, o aeroporto de Campinas (SP) foi o melhor avaliado dentre os 20 terminais avaliados nas três categorias, seguido de Curitiba (4,72). Florianópolis recebeu a nota mais baixa, 3,83.

A pesquisa leva em consideração uma escala de um a cinco, onde um é “muito ruim” e 5 é “muito bom”.

Categorias: passageiros por ano

Na categoria até 5 milhões de passageiros por ano, Vitória aparece na primeira posição com nota 4,59.Viracopos lidera entre os terminais entre 5 milhões e 15 milhões de passageiros com nota de 4,74 .

O Galeão foi o melhor avaliado em aeroportos com movimentação acima de 15 milhões de passageiros/ano. A nota obtida foi de 4,45. A segunda posição neste ranking foi Brasília (DF), nota 4,41. A terceira posição foi Guarulhos (SP), com 4,39 e Congonhas (SP) com 4,36.

Pesquisa de satisfação dos passageiros de aeroportos

AeroportoNota
Viracopos4,74
Curitiba4,72
Confins4,61
Vitória4,59
Manaus4,51
Maceió4,51
Goiânia4,47
Galeão4,45
Recife4,43
Santos Dumont4,42
Brasília4,41
Guarulhos4,39
Natal4,38
Congonhas4,36
Porto Alegre4,33
Salvador4,26
Cuiabá4,24
Fortaleza4,21
Belém4,00
Florianópolis3,83

De acordo com o governo federal, os passageiros entrevistados estão satisfeitos com os serviços em 19 dos 20 aeroportos. A proporção de aprovação chega a 89%, que avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”. A média dada foi de 4,36%.

Setenta e nova por cento dos 38 indicadores de percepção avaliados registraram notas médias acima de 4, o que cumpre a meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

Seis dos oito indicadores que se referem às facilidades ao passageiro receberam notas abaixo da nota 4.

As principais queixas são:

  1. disponibilidade de bancos ,caixas eletrônicos ou casas de câmbio (3,69)
  2. custo-benefício do estacionamento (3,14)
  3. valor dos produtos comerciais (3,08)
  4. preço cobrado pelos alimentos (2,93)
  5. qualidade da internet (3,51)
  6. disponibilidade de tomadas (3,88)

Fluxo em Viracopos

Pátio do Aeroporto Internacional de Viracopos  — Foto: Aeroportos Brasil Viracopos

Pátio do Aeroporto Internacional de Viracopos — Foto: Aeroportos Brasil Viracopos

Viracopos registrou a melhor movimentação de passageiros em setembro dos últimos três anos. De acordo com dados da concessionária Aeroportos Brasil, que administra a estrutura, passaram pelo terminal durante o mês 787,3 mil pessoas, número mais alto desde o mesmo período de 2015. No entanto, o acumulado de 2018 ainda é o pior da história da concessão.

Segundo o balanço da concessionária, de janeiro a setembro, passaram pelo complexo 6,8 milhões de passageiros, índice mais baixo desde 2013, quando a Aeroportos Brasil, que assumiu na metade de 2012, começou a divulgar as estatítiscas do aeroporto. O número segue uma tendência de queda apresentada por Viracopos durante o ano, apesar da reação nos últimos três meses.

A pior movimentação em nove meses do ano havia sido registrada em 2013 e 2016, com 6,8 milhões e 6,9 milhões de pessoas, respectivamente. Já o ano com maior circulação no período foi 2015, com 7,8 milhões de passageiros. Veja nos dois gráficos abaixo os dados de movimentação dos últimos seis anos e, mês a mês, em 2018.

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