
Redação Publicado em 01/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h02
Em órbita desde 25 de dezembro de 2021, o Telescópio James Webb lançará suas primeiras imagens coloridas em alta resolução no dia 12 de julho. Entre elas, estão previstas a captura do ponto mais distante já visto do universo e a atmosfera de um exoplaneta.
“Se você pensar sobre, isso é mais longe do que a humanidade já se moveu antes”, disse Bill Nelson, administrador da NASA, em entrevista coletiva na quarta-feira (29). “E estamos apenas começando a entender o que o Webb pode fazer e o que fará”.
Com o objetivo de estudar a luz das primeiras estrelas e galáxias que se formaram após o Big Bang, o telescópio estava previsto para ser lançado em 2007, mas foi adiado por questões técnicas e alto custo de produção.
Em 2016, o projeto estava pronto, mas foi suspenso por complicações de construção até 2019, quando finalmente foi montado. Mas, devido a pandemia da Covid-19, a NASA só pôde marcar seu lançamento em 2021.

Espelho principal do telescópio/ imagem: reprodução Instagram @nasawebb
Observando através da luz infravermelha, o sucessor formal do Telescópio Hubble começou a tirar suas primeiras imagens há algumas semanas e tem como objetivo principal observar “o universo acender suas luzes pela primeira vez”.
A quantidade exata e a natureza das fotos não foram especificadas, mas segundo Eric Smith, cientista do programa Webb, o resultado “revelará diferentes aspectos do universo com detalhes e sensibilidade nunca vistos antes”.
Analisando os primórdios do Universo capturados pelo telescópio, os cientistas poderão entender melhor como as galáxias interagem e crescem, como também como comprimentos de onda de luz e cores diferentes revelam características de outros mundos.
Com esses dados, cientistas de todo o mundo poderão iniciar uma jornada de descobertas compartilhadas como nunca antes vista, mudando a perspectiva do Universo.
O telescópio James Webb está apenas no início de sua missão, que pode durar até 20 anos e é motivo de muita emoção para os envolvidos no projeto. “O que eu vi me comoveu, como cientista, como engenheira e como ser humano”, confessa Pam Melroy, vice-administradora da NASA, ao veículo Aos Technica.
Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA, completa: “É realmente difícil não olhar para o universo sob uma nova luz e não ter um momento que seja profundamente pessoal”.
“É um momento de emoção em que você ve a natureza de repente liberando alguns de seus segredos”
As primeiras imagens feitas pelo telescópio James Webb estarão disponíveis em todas as plataformas digitais da agência no dia 12 de julho, a partir das 11h30. Confira a transmissão ao vivo do canal oficial da NASA:
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa