Diário de São Paulo
Siga-nos

Pela primeira vez desde abril, contágio da Covid-19 desacelera no Brasil

Segundo cálculos do Centro de Controle de Epidemias do Imperial College, pela primeira vez em quase quatro meses, o Brasil registrou transmissão do novo

Pela primeira vez desde abril, contágio da Covid-19 desacelera no Brasil
Pela primeira vez desde abril, contágio da Covid-19 desacelera no Brasil

Redação Publicado em 19/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h52


Segundo levantamento realizado pela Imperial College, a taxa de transmissão está abaixo de 1; resultado ainda não indica estabilidade no controle

Segundo cálculos do Centro de Controle de Epidemias do Imperial College, pela primeira vez em quase quatro meses, o Brasil registrou transmissão do novo coronavírus (Sars-coV-2) sob controle.

Para a semana que começou no domingo (16), a taxa de contágio – que indica para quantas pessoas em média cada infectado transmite o patógeno – foi calculada em 0,98. Isso significa que cada 100 pessoas infectadas pela Covid-19 outras 98 contagiam, que por sua vez passam o patógeno para 96, que o transmitem a 94, desacelerando a contaminação.

Apesar de ter um bom recorte, a nova situação brasileira ainda não significa um controle estabilizado da transmissão. A reaceleração do contágio pode aparecer como decorrência do maior otimismo em relação à epidemia e do aumento na mobilidade das pessoas.

Equador e Bolívia , que haviam conseguido reduzir seus índices, voltaram nesta semana a uma fase de aceleração, com 1,16 e 1,05, respectivamente. O mesmo ocorre em países europeus como Espanha , Rússia e França .

Além do Brasil , o único país com taxa de transmissão abaixo de 1 é o Chile , com 0,85. Recentemente, o país andino completou a oitava semana com contágio controlado.

.

.

.

iG

Compartilhe  

últimas notícias