Diário de São Paulo
Siga-nos

Menino encontrado sozinho na rua é levado para abrigo em Araçatuba

O juiz da Vara da Infância e da Juventude deve definir nesta segunda-feira (26) como ficará a situação da criança de um ano que foi encontrada sozinha

Menino encontrado sozinho na rua é levado para abrigo em Araçatuba
Menino encontrado sozinho na rua é levado para abrigo em Araçatuba

Redação Publicado em 26/12/2016, às 00h00 - Atualizado às 16h21


Mãe nega ter abandonado filho de um ano e diz tê-lo deixado com amiga.
Juiz da Infância deve definir nesta segunda (26) com quem menino ficará.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude deve definir nesta segunda-feira (26) como ficará a situação da criança de um ano que foi encontrada sozinha chorando em uma rua do bairro Água Branca, em Araçatuba (SP), na véspera de Natal. O menino está em uma instituição que acolhe crianças em situações de risco.

Segundo o tenente da Polícia Militar Gabriel Barros Ribeiro, o menino estava em situação de abandono e estaria sob os cuidados da mulher que fez a denúncia.

A mãe do menino nega ter abandonado o filho. Segundo Juliana de Oliveira, de 21 anos, ela deixou o menino aos cuidados da amiga. “Fui na casa dessa amiga para ver se ela ficava com ele. Deixei ele às 19h30 e voltei 21h, foi rápido. Quando cheguei para buscá-lo, os vizinhos falaram que levaram meu filho para a polícia”, diz.

Segundo a polícia, a amiga que a mãe cita é a mesma mulher que ligou para a polícia para denunciar o abandono da criança. Ela nega a versão da mãe.

A avó da criança, a diarista Adriana Augusta, acredita que a filha tenha errado e disse que ela não deveria ter deixado o menino com outra pessoa. “O único conselho que dou para minha filha é para ela ter juízo e cuidar do filho dela. Se não quiserem entregar a ela, que entreguem para mim. Tenho condições de cuidar do menino. É só isso que quero, que meu neto volte. Foi o pior Natal da minha vida, meu neto está sozinho com deconhecidos. Ele tem família e não precisava disso”, lamenta a avó da criança.

A conselheira tutelar Michele Rezende afirma que esta não é a primeira vez que o Conselho é acionado para a mesma criança. “Em outra ocasião, recebemos uma ligação anônima dizendo que a mãe havia deixado a criança em uma casa após pedir por comida e sumir”, diz.

Entenda o caso
De acordo com informações do boletim de ocorrência, registrado como abandono de incapaz, uma mulher de 33 anos ligou para a Polícia Militar para dizer que encontrou o menino sentado na calçada sozinho, chorando.

Os policiais foram ao local, levaram o menino ao pronto-socorro, onde constataram que ele estava em boas condições de saúde. Os policiais tentaram encontrar os pais da criança, mas como não acharam a levaram ao plantão policial e acionaram o Conselho Tutelar. O menino foi levado para o Lar Caminho de Nazaré, instituição que acolhe crianças em situações de risco em Araçatuba. Horas horas depois do primeiro boletim de ocorrência ter sido registrado, a mãe apareceu e disse à polícia que não abandonou o filho.

Compartilhe