Diário de São Paulo
Siga-nos

Inglaterra e Alemanha revivem confronto que já teve até pênalti perdido por Southgate na Euro

Inglaterra e Alemanha se enfrentam nesta terça-feira pelas oitavas de final da Eurocopa em um confronto recheado de duelos memoráveis. As duas seleções já

INGLATERRA
INGLATERRA

Redação Publicado em 29/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h29


Encontro é marcado por rivalidade de jogos históricos. Atual técnico inglês desperdiçou cobrança decisiva na semifinal de 1996 em Wembley e foi “zoado” até em comercial de pizza

Inglaterra e Alemanha se enfrentam nesta terça-feira pelas oitavas de final da Eurocopa em um confronto recheado de duelos memoráveis. As duas seleções já decidiram Copa do Mundo e vão se encontrar pela quinta vez em um mata-mata de uma grande competição. E Gareth Southgate, treinador dos ingleses, foi protagonista na de uma geração que sofreu com os alemães na década de 1990.

Inglaterra x Alemanha acontece às 13h desta terça, em Wembley, com transmissão da TV Globo, do SporTV e do ge

Southgate lamenta pênalti perdido contra a Alemanha na semifinal da Euro de 1996 em Wembley — Foto: PA Images via Getty Images

Southgate lamenta pênalti perdido contra a Alemanha na semifinal da Euro de 1996 em Wembley — Foto: PA Images via Getty Images

No mesmo Wembley que sedia a partida desta terça, as duas seleções se encontraram pela semifinal da Eurocopa de 1996. Chegar naquele estágio já parecia um avanço. Apesar de ter um bom time, a Inglaterra era vista com pessimismo pela torcida antes mesmo do início do torneio. E tal sentimento ficou marcado com uma canção.

A banda The Lightning Seeds fez a música Three Lions, que tratava dos fracassos da seleção, mas que incentivava a equipe. Foi um sucesso no torneio. E os anfitriões, embalados por Gary Neville, Paul Gaiscoigne e Alan Shearer, por pouco não chegaram à final.

Na semifinal contra a Alemanha, os britânicos abriram o placar com apenas três minutos, com Shearer. Kuntz empatou 10 minutos depois. E a decisão foi para os pênaltis. Todos acertaram suas cobranças, com exceção de um jogador: o zagueiro Gareth Southgate (veja no vídeo abaixo). Möller depois converteu para os alemães, que seriam campeões em cima da República Tcheca.

Os fracassos daquela década marcaram tanto que a sina inglesa passou a ser explorada fora dos gramados. Uma ação publicitária reuniu o lateral Stuart Pearce, o atacante Chris Waddle, que erraram os pênaltis contra a mesma Alemanha na semifinal da Copa de 1990, e… Gareth Southgate.

No vídeo o atual técnico da seleção inglesa aparece escondido com um saco no rosto. Envergonhado. Ele come a pizza após sugestão dos companheiros para superar o trauma. E logo depois… bom, veja o comercial:

Depois de 25 anos, Southgate volta a Wembley para mudar tal realidade: a de que Inglaterra x Alemanha é sinônimo de vitória para os alemãs nos últimos anos. O retrospecto do confronto é equilibrado, com 13 vitórias para cada equipe. O treinador inglês fez questão de dizer que os resultados anteriores não vão atrapalhar a equipe atual.

“Em anos anteriores, falamos sempre do passado. Não há razão para que os rapazes se sintam pressionados dessa forma”, declarou Southgate.

Os confrontos na Copa do Mundo

A rivalidade – no futebol – se intensificou a partir da Copa de 1966. Inglaterra e Alemanha fizeram a final em Wembley. Foi a primeira e única decisão de Mundial do país que inventou o futebol ganhar o título. A partida foi equilibrada, os dois times empataram por 2 a 2 e o confronto foi para a prorrogação.

Em uma época em que nem se sonhava com VAR, ocorreu um lance que perpetua como um dos mais polêmicos da Copa. Em chute de Hurst, a bola bateu no travessão e quicou no chão. O juiz indeciso, consultou o auxiliar e confirmou o gol para os ingleses. Os alemães protestaram, mas não adiantou. Os ingleses ainda ampliaram, venceram por 4 a 2 e conquistando o primeiro título mundial.

Os gols de Inglaterra 4 x 2 Alemanha pela final da Copa do Mundo de 1966

Os gols de Inglaterra 4 x 2 Alemanha pela final da Copa do Mundo de 1966

A revanche alemã viria na semifinal da Copa de 1990, na Itália. Empate por 1 a 1 e nova prorrogação. Uma cena marcou aquele jogo. E disputa no meio-campo, o meia Paul Gaiscoigne deu um carrinho perigoso, e o árbitro brasileiro José Roberto Wright mostrou cartão amarelo. O ídolo inglês estaria suspenso para uma possível final, ficou desolado e começou a chorar.

Choro do Gascoigne Inglaterra na semifinal de 1990 — Foto: Getty Images

Choro do Gascoigne Inglaterra na semifinal de 1990 — Foto: Getty Images

A decisão foi para os pênaltis. Abalados emocionalmente, os ingleses perderam duas cobranças, e a Alemanha avançou à final e foi campeã diante da Argentina. Após aquela semifinal, o atacante inglês Gary Lineker deu uma declaração que seria repetida inúmeras vezes desde então.

“O futebol é um esporte muito simples, no qual 22 homens correm atrás da bola, e a Alemanha sempre vence no final”, disse Lineker na época.

Alemanha venceu a Inglaterra na disputa por pênaltis na semifinal da Copa de 1990 — Foto: AFP

Alemanha venceu a Inglaterra na disputa por pênaltis na semifinal da Copa de 1990 — Foto: AFP

O jogo mais recente em mata-matas foi nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010. Com nova polêmica de arbitragem. Quando a Alemanha vencia por 2 a 1, Lampard chutou, a bola bateu no travessão e entrou 33 centímetros. Mas o gol não foi validado. O time de Joachim Löw goleou por 4 a 1, mas caiu na semifinal para a Espanha.

Inglaterra foi derrotada por 4 a 1 pela Alemanha na Copa do Mundo de 2010 — Foto: AFP

Inglaterra foi derrotada por 4 a 1 pela Alemanha na Copa do Mundo de 2010 — Foto: AFP

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias