Desde o início da pandemia da Covid 19, o Ministério da Saúde vem alertado que a obesidade deve ser considerada fator de risco, inclusive para jovens e
Redação Publicado em 18/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h29
Desde o início da pandemia da Covid 19, o Ministério da Saúde vem alertado que a obesidade deve ser considerada fator de risco, inclusive para jovens e pessoas abaixo de 60 anos. Segundo o órgão, 57% dos mortos abaixo da idade de risco (60 anos) tinham excesso de peso.
Considerando a alta incidência do problema, os números preocupam os especialistas para um possível aumento de infectados e óbitos devido à obesidade. Em uma entrevista recente, o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolodia, Adauto Versiani, afirmou que 20% dos brasileiros são obesos, 55% estão acima do peso e, desses, 21% são mulheres.
Por que os obesos estão no grupo de risco Covid-19?
Uma pesquisa divulgada em abril pela Imperial College, de Londres, aponta que pessoas obesas têm menos chances de sobreviver aos diagnósticos graves da Covid-19. No estudo, pessoas com IMC acima de 30 correspondem a maioria das mortes em hospitais do Reino Unido. Para os pesquisadores, as mortes podem estar ligadas à capacidade reduzida da função pulmonar e de inflamações no tecido adiposo.
A especialista em obesidade adulta e infantil e founder do Grupo 5S, Edivana Poltronieri, explica porque a obesidade pode ser um facilitador para o vírus. “A obesidade reduz as ações anti-inflamatórias do organismo e, consequentemente, compromete a eficiência do sistema imunológico da pessoa, deixando-a mais vulnerável ao vírus. Sem contar que a obesidade leva a outros problemas de saúde, como diabetes, hipotireoidismo e pressão alta, doenças que também estão associadas a esta vulnerabilidade”, explica.
Na luta contra a obesidade no Brasil
“A obesidade sempre foi um importante risco à saúde e longevidade. Agora, com o coronavírus, isso ficou ainda mais evidente. Alimentação saudável, exercícios físicos e uma rotina que reflita um estilo de vida equilibrado nunca deveriam ser clichês. Infelizmente, criou-se um tabu em cima da alimentação balanceada que se resume em demonização da comida e restrições alimentares absurdas. Esses são fatores que tornaram a rotina saudável um tema polêmico”, explica a founder do Grupo 5S.
Leia também
VÍDEO: Will Smith ganha presente de fã brasileiro e emociona ao retribuir da mesma forma; assista
Eduardo Costa dá chilique e show de estrelismo na festa de aniversário do próprio filho
ÁUDIO: mãe de santo revela traição que levou Deolane Bezerra à cadeia; ouça
Eleições do Santos FC: pesquisa revela que Rodrigo Marino é o preferido entre os sócios-torcedores
Novo plano contra Dengue, Zika e febre Oropouche é anunciada pelo governo federal
Mariah Carey agita São Paulo e esgota ingressos para show histórico
Andressa Urach vende piercing íntimo por valor de centenas de milhares
Influenciador com cinco esposas faz harmonização íntima para aumento genital
Camila Moura se emociona ao falar sobre término com Lucas Buda em "A Fazenda 16"
Governo Federal realizará novo levantamento de beneficiário do Bolsa Família