Diário de São Paulo
Siga-nos

Dois maiores parques de energia solar da América do Sul entram em operação no Brasil

A italiana Enel anunciou nesta segunda-feira (18) o início da operação dos dois maiores parques solares da América do Sul. O parque Ituverava fica no

Dois maiores parques de energia solar da América do Sul entram em operação no Brasil
Dois maiores parques de energia solar da América do Sul entram em operação no Brasil

Redação Publicado em 19/09/2017, às 00h00 - Atualizado às 07h52


Os empreendimentos, na Bahia e no Piauí, terão capacidade de produzir mais de 1.150 GWh por ano.

A italiana Enel anunciou nesta segunda-feira (18) o início da operação dos dois maiores parques solares da América do Sul. O parque Ituverava fica no município de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, e Nova Olinda está localizada no município de Ribeira do Piauí, no Piauí. Juntos, os parques terão capacidade de produção de mais de 1.150 GWh por ano.

A Enel investiu aproximadamente US$ 300 milhões na construção de Nova Olinda, projeto que recebeu empréstimo do Bando do Nordeste (BNB) e recursos próprios do grupo. O parque – que tem 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares – será capaz de produzir mais de 600 GWh por ano quando estiver em plena operação, o suficiente para atender às necessidades de consumo de cerca de 300 mil lares brasileiros.

Já a construção de Ituverava exigiu investimentos de cerca de US$ 400 milhões. O parque é financiado por recursos próprios do grupo, assim como por um financiamento de longo prazo fornecido pelo Banco da China e Santander. A planta é composta de cerca de 850 mil painéis distribuídos em uma área de 579 hectares e, uma vez em plena operação, será capaz de produzir mais de 550 GWh e atenderá mais de 268 mil lares brasileiros.

Os dois parques solares são apoiados por um acordo de compra de energia (Power Purchase Agreement, – PPA sigla em inglês) de 20 anos com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Compartilhe