Diário de São Paulo
Siga-nos

Conselho do MP adia ação de Lula contra Deltan Dallagnol por PowerPoint

O Conselho Nacional do Ministério Público adiou, novamente, a análise da representação feita pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Conselho do MP adia ação de Lula contra Deltan Dallagnol por PowerPoint
Conselho do MP adia ação de Lula contra Deltan Dallagnol por PowerPoint

Redação Publicado em 19/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h57


Conselho Nacional do Ministério Público adiou, novamente, a análise da representação feita pela defesa; motivo é o PowerPoint apresentado em 2016

O Conselho Nacional do Ministério Público adiou, novamente, a análise da representação feita pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

O motivo é o PowerPoint apresentado em 2016 para explicar a denúncia contra Lula no processo do tríplex do Guarujá, no litoral paulista.

Segundo o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, essa foi a 41ª vez em que a análise do processo foi adiada. “A coletiva do PowePoint é um escândalo conhecido no mundo todo e além de embasar esse pedido de providências ela também fundamenta o pedido de suspeição dos procuradores da Lava Jato para atuar nos casos do ex-presidente Lula”, afirmou o advogado.

Na próxima terça-feira (25), o conselho vai voltar a se reunir e a expectativa é que a análise seja feita pelos procuradores. Nesta segunda-feira (17), o ministro do STF, Celso de Mello, determinou a suspensão de outros dois processos contra Dallagnol que poderiam ser julgados hoje pelo CNMP.

Os processos envolviam o afastamento do procurador da coordenação da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba.

Alegação da defesa

A defesa do ex-presidente argumenta ao Conselho Nacional do Ministério Público que Deltan e os procuradores da Lava Jato atuaram com abuso de poder, porque imputaram ao petista acusações que não eram objeto da denúncia feita no processo do tríplex, como a de que Lula seria o comandante do esquema de desvios da Petrobras, com o objetivo de acabar com a sua reputação.

.

.

.

Agência O Globo

Compartilhe