Publicado em 25/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h42 Redação
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou neste sábado a primeira grande reforma legislativa federal que limita o acesso a armas no país em três décadas, dias após uma decisão da Suprema Corte ampliar os direitos dos proprietários de armas de fogo, que o mandatário condenou.
“Se Deus quiser, isso irá salvar muitas vidas”, disse Biden na Casa Brancadepois de assinar o projeto de lei ao lado de sua esposa, Jill.
O projeto de lei bipartidário foi elaborado apenas algumas semanas após os ataques a arma em Uvalde e em Buffalo que mataram mais de 30 pessoas, incluindo 19 crianças em uma escola primária.
A lei inclui disposições para ajudar os Estados a manter as armas fora de alcance daqueles considerados perigosos para si mesmos ou para outros.
A reforma ocorreu na mesma semana em que a Suprema Corte expandiu os direitos dos proprietários de armas, argumentando na quinta-feira pela primeira vez que a Constituição dos EUA protege a competência de um indivíduo portar uma arma em público para autodefesa.
“A Suprema Corte tomou algumas decisões terríveis”, disse Biden a repórteres após essa decisão, e uma outra na sexta-feira que eliminou o direito ao aborto em todo o país.
A regulamentação do acesso às armas tem sido uma questão divisiva no país, com várias tentativas de colocar novas restrições sobre as vendas de armas dando errado repetidas vezes.
Leia também
AUXÍLIO BRASIL: Governo erra e beneficiários serão prejudicados durante um mês
Paulo Muzy dobra seguidores após ser cancelado pela esquerda; entenda o que aconteceu
Descubra o que aconteceu com Felipe Thomaz, filho de Guilherme Pádua e Paula assassinos de Daniella Perez
Imagens fortes! Vanderlei Bambam é preso e motivo assusta
Atriz Anne Heche morre aos 53 anos e família precisa tomar decisão difícil
Por 6 meses, jovem de 15 anos é mantida em cárcere privado por homem que conheceu na internet
Jovem viraliza ao contar que gastou R$9 mil após alucinações por tomar zolpidem; entenda
PF: operação combate lavagem de dinheiro de facção criminosa no Ceará
Em vídeo, mulher tenta fazer dança do ventre dentro de carro em movimento e se dá mal; assista
Governo federal reconhece emergência em cidades de Mato Grosso do Sul