Diário de São Paulo
Siga-nos

Audiência discute reintegração de posse da favela Brejo Alegre em Rio Preto

Os moradores da favela Brejo Alegre, em São José do Rio Preto (SP), e a prefeitura se reuniram em uma audiência de conciliação, nesta quinta-feira (14), para

Audiência discute reintegração de posse da favela Brejo Alegre em Rio Preto
Audiência discute reintegração de posse da favela Brejo Alegre em Rio Preto

Redação Publicado em 15/12/2017, às 00h00 - Atualizado às 16h13


Os moradores da favela Brejo Alegre, em São José do Rio Preto (SP), e a prefeitura se reuniram em uma audiência de conciliação, nesta quinta-feira (14), para discutir uma eventual reintegração de posse.

A audiência durou quase duas horas. Os moradores da favela estavam acompanhados de um advogado e tentaram entrar em acordo com a prefeitura sobre a ocupação de barracos em uma área que pertence ao município.

“O que eles buscam mesmo não é permanecer na posse do local o maior tempo possível, e sim que haja a iniciativa de algum projeto social, habitacional, para que eles possam estar se alojando em um local digno”, explica o advogado dos moradores, Anderson César Pereira.

A favela do Brejo Alegre surgiu há quase dois anos na região leste de Rio Preto. Quase 80 barracos foram erguidos dos dois lados da linha férrea e os moradores estavam nesse espaço até pouco tempo. Mas a concessionária que administra a ferrovia entrou com uma ação e aJustiça Federal determinou que os moradores saíssem da área, respeitando a faixa de segurança dos dois lados do trilho.

Com isso, as famílias acabaram se mudando para uma área da prefeitura. No mês passado, o município entrou com uma ação de reintegração de posse na Justiça. A prefeitura alega que os barracos foram colocados nas ruas impedindo a passagem de veículos e moradores do bairro Brejo Alegre.

Antes de analisar o pedido de liminar do município, a Justiça marcou essa audiência de conciliação para tentar resolver o problema sem que haja necessidade de retirar as famílias da favela à força.

Na audiência ficou decidido que a prefeitura e a defensoria pública devem fazer um levantamento que trace o perfil socioeconômico dos moradores e o resultado deve ser apresentado em uma nova audiência em março de 2018.

Moradores e prefeitura discutiram reintegração de posse da favela Brejo Alegre (Foto: Reprodução/TV Tem)

Moradores e prefeitura discutiram reintegração de posse da favela Brejo Alegre (Foto: Reprodução/TV Tem)

Favela Vila Itália

Os moradores da favela Vila Itália, em Rio Preto, vivem uma situação parecida. No local moram mais de 300 pessoas em um terreno que também é da prefeitura, que entrou com pedido de reintegração, negado pela Justiça.

O município recorreu, mas por enquanto não saiu nenhuma decisão.

Compartilhe