Diário de São Paulo
Siga-nos

Apicultores alimentam abelhas com mel antes das floradas

O mel está pronto, mas não é pra venda. Ele é colocado perto das colmeias para que as abelhas consumam e fiquem fortes para a época em que elas vão produzir o

Apicultores alimentam abelhas com mel antes das floradas
Apicultores alimentam abelhas com mel antes das floradas

Redação Publicado em 15/01/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h45


O mel está pronto, mas não é pra venda. Ele é colocado perto das colmeias para que as abelhas consumam e fiquem fortes para a época em que elas vão produzir o mel que a gente tanto gosta.

No apiário de Felipe Furchim, em Votorantim (SP), cada colmeia tem de 40 mil a 70 mil abelhas. No total, são mais de 14 milhões. O produtor está na atividade há 22 anos e, sempre nos meses mais frios, visita o apiário todos os dias bem cedinho para alimentar e observar os insetos.

Apicultores alimentam abelhas com mel antes das floradas

Apicultores alimentam abelhas com mel antes das floradas (Foto: TV TEM)

Em Capela do Alto (SP), os apiários de Alcindo Alves ficam no meio de uma plantação de laranja. A comida é colocada em suportes e, quando as abelhas sentem o cheiro, aparecem rapidinho. O apicultor também usa ração com proteína. O alimento é oferecido duas vezes por semana.

Nesse trabalho há um cuidado muito importante. As abelhas não podem guardar o alimento que recebem porque ele poder ser misturado com o mel que será produzido a partir de agosto. É por isso que o produtor controla o fornecimento de comida.

Alcindo explica que sempre abre as colmeias para conferir o que está acontecendo. Caso haja mel, ele é retirado, centrifugado e guardado para ser oferecido na próxima visita ao apiário.

Compartilhe  

últimas notícias