Diário de São Paulo
Siga-nos

Novo vírus com potencial pandêmico é identificado em humanos na China

O vírus Langya já infectou 35 pessoas em 4 anos, segundo pesquisadores

O vírus Langya já infectou 35 pessoas em 4 anos - Imagem: Pixabay
O vírus Langya já infectou 35 pessoas em 4 anos - Imagem: Pixabay

João Perossi Publicado em 10/08/2022, às 08h10


Um novo vírus do gênero Henipavírus foi identificado por cientistas chineses e revelado quinta-feira passada (4). Os Henipavírus foram responsáveis por alguns surtos endêmicos no passado e constam na lista da OMS como "vírus com potencial pandêmico".

A revelação ocorreu na revista The New England Journal of Medicine. Batizado de Langya henipavirus (LayV), ao menos 35 pessoas teriam se infectado com o patogênico entre 2018 e 2021. Durante esses três anos os casos foram analisados com cautela, e alguns sintomas foram comuns entre os pacientes: febre, tosse, fadiga e dor de cabeça.

Além do Langya, outros vírus do gênero foram o Hendra e Nipah, esse último foi responsável por 100 mortes em Singapura desde 1999. Os vírus possuem uma taxa de mortalidade bem maior que a SARS-CoV-2, o coronavirus, variando entre 50% e 75%, mas a taxa de transmissão é bem menor.

De acordo com os pesquisadores, não há sinais de transmissão do Langya de pessoa para pessoa, e até agora o animal musaranho, semelhante a um pequeno roedor, parece ser o reservatório natural do patogênico.

Compartilhe  

últimas notícias