Diário de São Paulo
Siga-nos

Vacinação contra a gripe em SP para toda a população será feita em UBSs e AMAs a partir desta segunda

A Prefeitura de São Paulo anunciou que a partir desta segunda-feira (12) a vacinação contra a gripe passará a ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde

Vacinação contra a gripe em SP para toda a população será feita em UBSs e AMAs a partir desta segunda
Vacinação contra a gripe em SP para toda a população será feita em UBSs e AMAs a partir desta segunda

Redação Publicado em 12/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h57


A Prefeitura de São Paulo anunciou que a partir desta segunda-feira (12) a vacinação contra a gripe passará a ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas.

Até agora, a imunização vinha sendo feitas em grupos prioritários elegíveis em uma rede montada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em escolas e equipamentos de ensino.

Como a meta de imunização nos grupos prioritários não foi alcançada, a vacina contra a gripe está disponível para qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade e será aplicado das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, até que os estoques acabem.

A campanha acontece de forma paralela a aplicação de doses contra a Covid-19, porém, em salas diferentes.

Desde o dia 12 de abril, foram imunizados contra o vírus influenza 2.460.553 pessoas na capital paulista, o que corresponde a 51,4% dos integrantes dos grupos prioritários, segundo a SMS. A prefeitura quer concluir a meta de imunizar 4,5 milhões de pessoas no município.

Os grupos prioritários ainda podem comparecer aos postos e continuam tendo preferência na imunização a partir de segunda. Porém, enquanto houver doses disponíveis, toda a população poderá se vacinar.

Dados do boletim divulgado na última sexta-feira (9) mostram a situação da campanha entre os grupos prioritários:

  • 419.213 doses em crianças, o que corresponde a 58,4% desta população;
  • 90.233 em trabalhadores da educação (57,6%);
  • 258.375 em trabalhadores da saúde (50%);
  • 57.188 em gestantes (48,1%);
  • 19.552 em puérperas (49,6%);
  • 2.077 em indígenas (153,9% da estimativa desta população).

Vacinação da gripe x Vacinação da Covid-19

As autoridades do Estado de São Paulo alertam, contudo que, quem receber o imunizante contra a gripe, deverá aguardar 14 dias para tomar a vacina contra o novo coronavírus.

A mesma orientação vale às pessoas que tiverem tomado a vacina contra a Covid-19, independentemente de ser primeira ou segunda dose: esperar 14 dias para receber o imunizante contra a gripe.

Só estão temporariamente impedidas de se vacinar contra o vírus influenza pessoas que estão com Covid-19 ou que tiveram alta há menos de 28 dias.

“Respeitando os protocolos de prevenção, as salas de vacinação deverão manter organização do ambiente e evitar aglomerações, com distanciamento entre mesas e profissionais e pacientes, além da disponibilização de álcool para higienização das mãos. A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra Covid-19”, afirmou a Secretaria da Saúde em comunicado oficial.

Postos

  • Veja na ferramenta Busca Saúde a lista com os endereços das UBSs;
  • No site da prefeitura há ainda a lista com os endereços das AMA/UBSs Integradas.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias