Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta

Sorvetes da Häagen-Dazs serão recolhidos das lojas após substância ser identificada; saiba os lotes

Cinco sabores de sorvete da marca foram indicados para o recall

Cinco sabores de sorvete da marca foram indicados para o recall - Imagem: Instagram @haagendazsbrasil
Cinco sabores de sorvete da marca foram indicados para o recall - Imagem: Instagram @haagendazsbrasil

João Perossi Publicado em 18/08/2022, às 12h17


Cinco tipos de sorvete da marca Häagen-Dazs serão recolhidos dos mercado por autoridades sanitárias no mundo todo, pois foi identificada a presença do agente 2-cloroetanol (2-CE), uma substância identificada nos sorvetes sabor baunilha.

A decisão foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quarta-feira (17).

De acordo com a publicação do governo, o 2-cloro etanol (2-CE) é uma substância que recentemente tem sido identificada em diversos produtos alimentícios. O composto é bastante associado à utilização de óxido de etileno (ETO) na produção da matéria-prima.

Em alguns casos, o 2-CE pode derivar de outras fontes, como ocorreu com o recolhimento de lotes específicos de sorvetes da marca Häagen-Dazs, nos quais houve a identificação da substância.

Acredita-se que ela tenha surgido na reutilização do solvente à base de álcool e água no processo de extração do aroma de baunilha.

A Anvisa aponta que não há evidências de que o 2-CE seja cancerígeno ou capaz de provocar mutações, que podem levar ao desenvolvimento de doenças e outros danos às células. Seus impactos à saúde ainda são desconhecidos. Mesmo assim, não é possível descartar a sua genotoxicidade.

Além disso, não existem limites residuais toleráveis no âmbito da legislação vigente no Brasil para a presença do 2-cloroetanol em alimentos.

A General Mills Brasil Alimentos, empresa responsável pela marca, iniciou o recolhimento voluntário, em nível mundial, dos sorvetes e picolés de marca Häagen-Dazs, que tenham validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023. Confira os produtos retiradas dos supermercados:

  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Belgian Chocolate – sorvete de chocolate com pedaços de chocolate (473 mL);
  • Copinho de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (100 mL);
  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle – sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (473 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond – sorvete sabor baunilha com calda de caramelo salgado e cobertura de chocolate ao leite com amêndoas 70 g (80 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Cookies & Cream – sorvete sabor baunilha com pedaços de biscoito 70 g (80 mL).

Medidas

A General Mills comunicou nesta quinta-feira (18) que, depois da realização da coleta de todos os potes de sorvete da linha Häagen-Dazs Vanilla, será feito um recall voluntário.

Além disso, a companhia declarou que a substância 2CE não é aplicada em seus alimentos e todos os produtos são testados frequentemente por profissionais competentes, para garantir a segurança dos consumidores. A empresa reforçou que está adotando medidas para que o problema não se repita.

Veja abaixo a íntegra do comunicado da empresa:

“A General Mills informa que, após realizar o recolhimento voluntário dos produtos da linha Häagen-Dazs Vanilla (pote com 473ml), está estendendo o recall voluntário para todos os produtos que passaram pela utilização do aroma de baunilha em determinados lotes, sendo eles, desde que possuam as seguintes datas de validade 16.05.2023 e 29.06.2023:
Häagen-Dazs Belgian Chocolate (473ml), Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle (473ml e 100ml), Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond (picolé) e Häagen-Dazs Cookies and cream (picolé).

A ação é preventiva visto que, após uma rigorosa investigação foi confirmada a presença de traços do 2CE (2-Cloroetanol) em algumas apresentações. Tendo em vista que os potenciais riscos à saúde relacionados ao 2-cloroetanol ainda são inconclusivos, a empresa decidiu recolher voluntariamente tais produtos do mercado.

A marca não utiliza 2CE em nenhum processo de fabricação e testa seus produtos regularmente de acordo com legislações de cada mercado. Neste caso específico, traços de 2CE foram encontrados a partir de um ingrediente específico e as devidas ações para que o incidente não ocorra novamente já foram tomadas”.

O que fazer?

Caso o consumidor tenha comprado um sorvete da marca com um dos lotes indicados, o consumo deve ser imediatamente suspenso, e deve-se entrar em contato com a Häagen-Dazs, por meio do telefone 0800-031-0707 ou do endereço eletrônico [email protected], para esclarecimentos, troca ou reembolso.

Compartilhe  

últimas notícias