Diário de São Paulo
Siga-nos

Secretaria confirma quinto caso de leishmaniose em Votuporanga

A Secretaria de Saúde de Votuporanga (SP) confirmou um novo caso de leishmaniose nesta terça-feira (26). Este é o quinto caso da doença registrado em

Secretaria confirma quinto caso de leishmaniose em Votuporanga
Secretaria confirma quinto caso de leishmaniose em Votuporanga

Redação Publicado em 26/09/2017, às 00h00 - Atualizado às 15h49


A Secretaria de Saúde de Votuporanga (SP) confirmou um novo caso de leishmaniose nesta terça-feira (26). Este é o quinto caso da doença registrado em moradores da cidade apenas neste ano.

De acordo com informações da secretaria, o caso de leishmaniose foi apontado em uma criança de 3 anos, moradora do bairro Parque Guarani.

Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que a criança passou por atendimento médico e está bem. A vigilância em saúde acompanha o caso.

Ações de bloqueio contra a doença e pulverizações estão sendo feitas nos bairros onde foram constatados casos positivos de leishmaniose tanto em humanos quanto em animais.

Transmitida pela picada do mosquito-palha, a leishmaniose é uma doença extremamente perigosa tanto para os seres humanos quanto para os cães.

O animal é o hospedeiro e o mosquito, o transmissor. Ele pica o cão infectado e depois pica o humano, transmitindo a doença. Nos humanos, os principais sintomas são febre prolongada e um volume desproporcional na região do abdômen.

Para combater o mosquito, a principal medida é evitar o acúmulo de lixo. Folhas úmidas, restos de alimentos, fezes de animais e outros materiais inservíveis servem de criadouro para o mosquito.

Compartilhe  

últimas notícias