Diário de São Paulo
Siga-nos
Câncer de Cólon

Câncer que Pelé teve é o segundo que mais mata no mundo; veja sintomas

A doença é responsável por cerca de 900 mil mortes anuais no mundo

Câncer de Cólon, que afetou Pelé, é o segundo que mais mata no mundo; veja sintomas - Imagem: reprodução creative commons
Câncer de Cólon, que afetou Pelé, é o segundo que mais mata no mundo; veja sintomas - Imagem: reprodução creative commons

Jessica Anjos Publicado em 01/01/2023, às 19h14


O câncer de cólon, ou câncer de intestino grosso e do reto, que afetou Pelé, é o segundo que mais mata no mundo. A doença é responsável por aproximadamente 900 mil mortes anuais ao redor do mundo, em primeiro lugar está o câncer de pulmão.

De acordo com o portal VivaBem, do UOL, no Brasil, o câncer de cólon também é o segundo mais comum entre homens e mulheres, com mais de 45 mil novos casos todos os anos (segundo dados do Instituto Nacional de Câncer - Inca). Desse número costumam ser 23.660 mulheres e 21.970 homens.

Um levantamento recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que o câncer de cólon representa 10% de todos os tipos de câncer no mundo, em números mais precisos são 1,9 milhão de novos casos anuais e 935 mil mortes.

A doença pode se desenvolver no corpo em silêncio por um tempo, antes de apresentar os primeiros sintomas. Aliás a detecção do câncer muitas vezes só se dá por exame de rastreamento, segundo cirurgião oncológico e presidente da SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica), Héber Salvador, em entrevista ao VivaBem. 

Ele alerta que a partir dos 50 anos as pessoas precisam fazer uma colonoscopia, ou depois dos 40 caso haja algum histórico na família. "Este exame pode evitar a doença, pois, por meio dele, é possível retirar pólipos, que são lesões presas na parede do intestino que poderiam evoluir para câncer", explicou.

Quais são os principais sintomas?

No estágio inicial é difícil o câncer de cólon apresentar sintomas específicos, mesmo assim há sinais que merecem atenção:

  • Presença de sangue nas fezes;
  • Alternância entre diarreia e prisão de ventre;
  • Alteração na forma das fezes (muito finas e compridas);
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Sensação de fraqueza e/ou diagnóstico de anemia;
  • Dor ou desconforto abdominal;
  • Presença de massa abdominal (que pode ser indicativa de tumor).

Procure um médico caso você apresente algum desses sintomas de forma persistente. 

Compartilhe  

últimas notícias