Diário de São Paulo
Siga-nos
Cannabis

Primeiro museu da maconha abre as portas no Brasil na próxima semana

A abertura acontece junto do início da Semana de Integração das Associações de Acesso à Cannabis (Sidaac)

Primeiro museu da maconha abre as portas no Brasil na próxima semana - Imagem: reprodução Abrace Esperança
Primeiro museu da maconha abre as portas no Brasil na próxima semana - Imagem: reprodução Abrace Esperança

Vitória Tedeschi Publicado em 21/04/2023, às 09h05


Na próxima segunda-feira (24) o Brasil ganhará seu primeiro Museu da Cannabis do Brasil, em João Pessoa (PA), instalado na casa onde morou o ex-governador José Maranhão. O ambiente foi montado com o objetivo de reunir a história da planta e os avanços medicinais dos últimos anos, que estão levando a uma mudança de paradigma.

Idealizado pela Associação Brasileiro de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), ONG que milita pelo uso da maconha medicinal no país, o espaço contará com fotos, recortes históricos de jornais e revistas, equipamentos do século passado, espaços interativos e salas de projeção, que fazem parte da coleção pessoal do fundador da Abrace, Cassiano Gomes.

Além disso, o museu canábico também irá apresentar retratos de pessoas importantes no desenvolvimento científico e medicinal da Cannabis e também na luta pelo direito ao tratamento.

Entre as pessoas homenageadas estará o pesquisador Elisaldo Carlini, pioneiro nos estudos do potencial terapêutico da planta no Brasil. Médico e professor de Universidade Federal de Medicina de São Paulo, Elisaldo faleceu há pouco mais de dois anos.

Também haverá um retrato de Anny Fischer, a primeira paciente a obter a autorização da Justiça para importar o óleo de CBD, em 2014, por este ser o único medicamento a interromper as convulsões decorrentes da epilepsia.

Vale citar que o uso medicinal da planta, vem ganhando destaque há algum tempo aqui no Brasil. Um bom exemplo disso é a quantidade de medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos últimos tempos.

Compartilhe  

últimas notícias