Investigadores da Polícia Federal afirmaram à GloboNews nesta sexta-feira (10) que há indícios de "hacktivismo" no ataque ao ConecteSUS, aplicativo

Redação Publicado em 10/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h17
Investigadores da Polícia Federal afirmaram à GloboNews nesta sexta-feira (10) que há indícios de “hacktivismo” no ataque ao ConecteSUS, aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.
Segundo esses investigadores, nesses casos, os hackers invadem um sistema a fim de chamar a atenção para alguma causa, por exemplo, atacando a “nuvem” do Ministério da Saúde, mas sem extrair dados.

Aplicativo do ConecteSUS é invadido e deixa de apresentar dados sobre vacinação
O ConecteSUS saiu do ar na madrugada desta sexta após um ataque hacker. Quando o site saiu do ar, aparecia a seguinte mensagem: “Os dados internos foram copiados e excluídos. 50 tb de dados estão em nossas mãos.”
Segundo fontes da PF, não há indícios de um ataque mais grave, do tipo ransomware, no qual há acesso aos dados, criptografia e pedido de resgate em criptomoeda, impedindo acessos.
Nesta sexta, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os dados da população não serão perdidos.

ConecteSUS sofre ataque de hackers; novas regras para viajantes começam a valer no sábado
A colunista do g1 Ana Flor informou que o governo federal já foi alertado por técnicos e gestores da área da saúde que, se o ConecteSUS não voltar a funcionar até a noite desta sexta, uma nova portaria deverá ser publicada sobre a entrada de viajantes no país.
Nesta semana, o governo publicou uma portaria que impõe quarentena a quem não estiver vacinado e quiser entrar no Brasil por via aérea. A portaria entra em vigor neste sábado (11).
O ataque hacker que derrubou o sistema afeta justamente a conferência do comprovante de vacinação de brasileiros e vacinados no Brasil.
.
.
.
G1
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação