Pesquisadores de Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto estiveram em São José do Rio Preto (SP) na segunda-feira (11) para coletar amostras de

Redação Publicado em 13/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h12
Pesquisadores de Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto estiveram em São José do Rio Preto (SP) na segunda-feira (11) para coletar amostras de sangue e saliva de macacos do Bosque Municipal da cidade.
A coleta é para um estudo do Centro de Pesquisa em Virologia, sobre a incidência de arboviroses em primatas não humanos nas regiões de Rio Preto e Ribeirão Preto.
Arboviroses são vírus transmitidos por insetos, como a febre amarela, dengue, zika e chikungunya. Foram coletados amostras de três macacos-prego e quatro saguis para o estudo.
A intenção da pesquisa é tentar identificar o risco que cada lugar corre com possíveis surtos de doenças transmitidas por mosquito Aedes Aegypti.
Durante o exame os macacos foram anestesiados, pesados e medidos. Depois passaram por exame clínico com aferição de temperatura, auscultação cardíaca e pulmonar, avaliação das mucosas, olhos, ouvidos, unhas, pele e pelos.
No mês passado, os pesquisadores estiveram no zoológico de Catanduva, onde também coletaram material para a pesquisa. “A gente está tentando entender a dinâmica do arbovírus, e como eles estão na natureza para evitar possíveis surtos”, diz o biólogo Leonardo La Serra.

Macaco tem sangue coletado para ser analisado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)
Macaco tem sangue coletado para ser analisado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)
Leia também

Incêndio em empresa de logística mobiliza bombeiros por mais de dez horas em Guarulhos

Instagram Plus chega ao Brasil por R$ 10 por mês e marca nova aposta da Meta em assinaturas

Ponte desaba em Sena Madureira e deixa quatro feridos; vídeo registra momento da queda

Steven Spielberg diz que Estados Unidos levaram ET de Varginha para o país

União Europeia exclui Brasil de lista sanitária e suspende importação de carnes a partir de setembro

União Europeia exclui Brasil de lista sanitária e suspende importação de carnes a partir de setembro

Incêndio em empresa de logística mobiliza bombeiros por mais de dez horas em Guarulhos

Ponte desaba em Sena Madureira e deixa quatro feridos; vídeo registra momento da queda

Quatro suspeitos são presos com mais de 700 porções de drogas na Zona Sul de São Paulo

'Salário não está à altura do trabalho', diz ministro do STJ