Diário de São Paulo
Siga-nos
Erro médico

Mulher tem útero queimado após médico injetar ácido durante 'fertilização in vitro'

A vítima foi uma professora de pré-escola chamada Christine

Mulher tem útero queimado após médico injetar ácido durante 'fertilização in vitro' - Imagem: reprodução The Philadelphia Inquirer
Mulher tem útero queimado após médico injetar ácido durante 'fertilização in vitro' - Imagem: reprodução The Philadelphia Inquirer

Vitória Tedeschi Publicado em 04/08/2023, às 16h39


Uma professora de pré-escola, identificada como Christine, de 33 anos, revelou os momento de terror que viveu em dezembro de 2022 ao sofrer queimaduras químicas graves durante um processo de fertilização in vitro (FIV) que deu errado.

Ao The Philadelphia Inquirer, ela contou que deveria fazer uma ultrassonografia com infusão salina - um procedimento para olhar dentro do útero - em uma clínica em Havertown, Pensilvânia, Estados Unidos, para verificar se havia bloqueios em suas trompas de Falópio.

No entanto, como o próprio nome do exame sugere, ao invés do médico injetar uma solução salina ele acabou inserindo um tipo de ácido que queimou o órgão reproduto de Christine.

 Eu senti queimando. Eu ficava dizendo: 'Algo está errado. Algo está errado. Deve queimar?'", disse Christine ao jornal.

Apesar da dor e das reclamações no momento do procedimento, a professora afirma que o profissional ignorou suas preocupações, dizendo que era apenas uma solução salina. Após o procedimento, ela notou vergões vermelhos se espalhando na parte interna das coxas e pernas.

Apenas após isso foi que um técnico de ultrassom percebeu que havia sido injetado ácido tricloroacético - que tinha uma concentração de 85%. O ácido é geralmente usado em peelings químicos para remover verrugas e tratar problemas de pele como acne e manchas.

Ainda de acordo com o mesmo jornal, Christine teve queimaduras químicas de primeiro e segundo grau dentro e fora de seu corpo e precisou ser tratada em um centro especializado em queimaduras. Meses depois do procedimento, ela disse que ainda sente dores no local.

Compartilhe  

últimas notícias