Diário de São Paulo
Siga-nos

Falta de 2ª dose da vacina AstraZeneca afeta 51% das Unidades Básicas de Saúde da cidade de SP, aponta prefeitura

A falta de 2ª dose da vacina AstraZeneca afeta 51% das 468 Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo, segundo informou o secretário municipal da Saúde,

Falta de 2ª dose da vacina AstraZeneca afeta 51% das Unidades Básicas de Saúde da cidade de SP, aponta prefeitura
Falta de 2ª dose da vacina AstraZeneca afeta 51% das Unidades Básicas de Saúde da cidade de SP, aponta prefeitura

Redação Publicado em 09/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h59


A falta de 2ª dose da vacina AstraZeneca afeta 51% das 468 Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo, segundo informou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, na manhã desta quinta-feira (9).

De acordo com Aparecido, às 14h30 desta quarta-feira (8), todas as unidades registravam cerca de 38 mil doses de AstraZeneca para a aplicação da segunda dose.

O secretário alega que o problema ocorre após Ministério da Saúde descumprir cronograma de entrega de lote para segunda dose, o que provocou desabastecimento.

G1 entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguarda retorno.

A Secretaria calcula que sejam necessárias pelo menos 80 mil doses para completar o esquema vacinal da população.

Entretanto, Aparecido afirma que não há perspectiva para que a secretaria Municipal da Saúde receba novas doses de AstraZeneca do governo do estado, que, por sua vez, apenas distribui os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde.

Na sexta (3), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai ficar duas semanas sem entregar doses de AstraZeneca para o Ministério da Saúde.

A paralisação temporária da entrega pode prejudicar quem está para completar o ciclo vacinal.

Houve atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina. O composto é importado da China.

As próximas entregas da Fiocruz estão programadas para acontecer entre os dias 13 e 17 de setembro. A fundação informou que vai entregar 15 milhões de doses neste mês.

Reclamações nos postos e redes sociais

G1 esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sacomã, na Zona Sul, no começo da tarde desta quarta (8).

Agentes de saúde do local estavam contando a quantidade de pessoas na fila da aplicação da segunda dose que estavam em busca do imunizante, eles informaram que estavam com doses contadas.

Nas redes sociais, internautas também relataram dificuldades em encontrar a vacina. “Falta vacina em várias UBS de SP. Já andei três postos para encontrar”, afirmou Paulo Olivie.

Uma outra internauta relatou que o marido não conseguiu encontrar a vacina, já que em todos os postos que ele foi estava em falta.

.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias