Diário de São Paulo
Siga-nos

Colite: uma inflamação do intestino

Como identificar seus sintomas, tratar e prevenir uma das doenças mais frequentes do aparelho digestivo.

Colite: uma inflamação do intestino
Colite: uma inflamação do intestino

Redação Publicado em 27/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 15h47


Como identificar seus sintomas, tratar e prevenir uma das doenças mais frequentes do aparelho digestivo.

Segundo o Dr. André Pinto, a colite é uma reação inflamatória no intestino grosso (colón). Nessa época de festas de final de ano saímos da nossa rotina , viajamos , comemos fora de casa, comemoramos com os amigos e familiares vamos à praia, etc.. Isso causa um grande aumento dos casos de intoxicação alimentar, que leva a uma inflamação generalizada do intestino – colite, que na maioria das vezes leva a sintomas leves e é autolimitada, porém existem casos mais graves e que merecem nossa atenção.

A intoxicação alimentar é causada basicamente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por vírus, bactérias ( Salmonella, Shigella, Clostridium , E. Coli ) , fungos ou suas respectivas toxinas .

Os principais sintomas da colite causada por essas intoxicações alimentares são dor abdominal de intensidades variadas, náuseas, vômitos e diarreia, além de febre e desidratação nos casos mais graves. Geralmente o diagnostico é clínico, exames laboratoriais e tentativas de identificação do agente causador da intoxicação intestinal. O tratamento é feito com hidratação via oral, dieta leve e medicações sintomáticas para a dor abdominal e náuseas e vômitos. Casos mais graves como vimos recentemente na influenciadora digital Carol Célico que pode necessitar de internação hospitalar, jejum via oral, hidratação intravenosa, antibioticoterapia e medicações especificas para cada caso de colite, dependendo da causa, deve ser acompanhada por equipe medica especializada na área de gastroenterologia e cirurgia de aparelho digestivo.

Existem outras patologias do aparelho digestivo que podem causar a colite, são as doenças inflamatórias intestinais: Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. São doenças autoimunes, crônicas e que causam uma inflamação no intestino de intensidades variadas e podem acometer somente um segmento do intestino ou todo ele. Essas doenças tem tratamento especifico e podem ser de extrema gravidade dependendo da intensidade da inflamação do intestino e de sua extensão. O tratamento deve ser feito também por gastroenterologistas, proctologistas e cirurgiões do aparelho digestivo. Os sintomas geralmente começam com dor abdominal crônica, alteração do habito intestinal com diarreia ou obstinação intestinal, emagrecimento, inapetência e às vezes, sangue nas fezes. O diagnóstico é feito por exames de laboratório específicos, tomografia de abdome e colonoscopia. O tratamento é clínico com medicações especificas como imunossupressores e imunobiológicos. Em casos graves e para tratar suas complicações às vezes é necessário tratamento cirúrgico.

_______________
 Dr. André Augusto Pinto, cirurgião geral da Clínica Gastro ABC
Compartilhe