Diário de São Paulo
Siga-nos

Cientistas publicam artigo que conclui mapeamento genético humano

Mais de 21 anos após o anúncio do descobrimento da sequência genética dos humanos, a coalizão do Projeto do Genoma Humano publicou hoje (31) artigo científico

Cientistas publicam artigo que conclui mapeamento genético humano
Cientistas publicam artigo que conclui mapeamento genético humano

Redação Publicado em 31/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h53


Após anos de trabalho, 8% restantes do genoma humano foram decifrados

Mais de 21 anos após o anúncio do descobrimento da sequência genética dos humanos, a coalizão do Projeto do Genoma Humano publicou hoje (31) artigo científico revisado por pares que estabelece o primeiro mapa genético totalmente completo da espécie humana.Cientistas publicam artigo que conclui mapeamento genético humanoCientistas publicam artigo que conclui mapeamento genético humano

Até 2021, cerca de 92% do código genético humano era conhecido. Segundo os autores do estudo, publicado na revista científica Science, as novas informações trazem dados importantes sobre doenças e características evolutivas da raça humana.

Os 8% restantes continham grandes sequências repetidas de moléculas de DNA associadas a proteínas, chamadas heterocromatinas – considerada a parte mais difícil de ser traduzida e reconstruída.

O consórcio Telomere to Telomere (T2T), que assina o artigo, foi o primeiro grupo a conseguir transcrever totalmente os 3.055 bilhões de pares que compõem a “receita” da raça humana.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias