Diário de São Paulo
Siga-nos
Ciência

Cientistas criam 'anticoncepcional masculino' que paralisa espermatozoides; saiba detalhes

Os testes iniciais foram feitos em camundongos

Anticoncepcional masculino está em desenvolvimento - Imagem: reprodução Twitter
Anticoncepcional masculino está em desenvolvimento - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 17/02/2023, às 10h47


Na última terça-feira (14), pesquisadores revelaram estar cada vez mais próximos de uma pílula anticoncepcional masculina, através de um estudo científico.

Conforme informações da BBC News Brasil, trata-se de um medicamento não hormonal, que deve ser usado sob demanda e funciona impedindo o espermatozoide de nadar.

Testes foram realizados em camundongos e mostraram que a pílula é capaz de manter os espermatozoides disfuncionais por algumas horas, tempo suficiente para impedi-los de alcançar o óvulo.

Contudo, para que o projeto avance, ainda são necessários muitos outros testes, que já estão previstos. Antes de serem realizados em humanos, os ensaios estão planejados em coelhos.

O que se sabe até o momento é que os usuários devem tomar a pílula uma hora antes do sexo e, ao contrário do anticoncepcional feminino, o novo medicamento masculino não envolve hormônios.

Vale lembrar que o anticoncepcional não é eficaz na proteção contra infecções sexualmente transmissíveis — para isso, os preservativos seguem necessários.

Compartilhe  

últimas notícias