Diário de São Paulo
Siga-nos
GRIPE AVIÁRIA

Camboja registra segundo óbito por gripe aviária em 2023

A morte deste paciente marca o 58º caso documentado de gripe aviária no Camboja ao longo das últimas duas décadas

Camboja registra segundo óbito por gripe aviária em 2023 - Imagem: Reprodução Freepik
Camboja registra segundo óbito por gripe aviária em 2023 - Imagem: Reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 09/10/2023, às 15h16


O Ministério da Saúde do Camboja anunciou o segundo óbito causado pela gripe aviária no país neste ano. A vítima foi  um indivíduo de 50 anos de idade cuja identidade permanece anônima, teve o resultado positivo para o vírus H5N1 confirmado no último sábado, dia 7 de outubro.

Embora o momento exato do óbito do paciente não tenha sido especificado pelas autoridades, foi informado que o caso está atualmente em processo de investigação. Isso envolve a busca por detalhes relacionados à possível fonte de infecção e a identificação de pessoas que possam ter tido contato com o indivíduo.

Além disso, as autoridades de saúde relataram que aproximadamente 50 aves, algumas delas pertencentes ao homem falecido e outras aos seus vizinhos, morreram recentemente.

De acordo com informações do portal Metrópoles, esses animais falecidos foram compartilhados entre os moradores para consumo, o que torna ainda mais importante a necessidade de conduzir uma investigação detalhada e manter um monitoramento rigoroso.

A morte deste paciente marca o 58º caso documentado de gripe aviária no Camboja ao longo das últimas duas décadas. Em fevereiro deste ano, uma jovem de 11 anos também perdeu a vida devido ao mesmo vírus.

O vírus H5N1, que está por trás desses casos, é classificado como tendo potencial pandêmico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora a transmissão de humano para humano seja atualmente considerada baixa, a alta taxa de letalidade da doença, que chega a 54%, faz com que seja essencial manter uma vigilância constante do vírus.

Compartilhe  

últimas notícias