Diário de São Paulo
Siga-nos
Sangramento

Bebês recém-nascidas menstruam?

O assunto veio à tona após um tweet viralizar e despertar a curiosidade dos internautas

Bebês recém-nascidas menstruam? - Imagem: reprodução Canva
Bebês recém-nascidas menstruam? - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 26/07/2023, às 20h06


Na última semana, um assunto relacionado à maternidade viralizou nas redes sociais e deixou os internautas intrigados. Tudo começou quando uma usuária do Twitter escreveu que tinha acabado de descobrir que bebês recém-nascidos, do sexo feminino, podiam menstruar nos primeiros dias de vida.

"Gente, eu acabei de descobrir que recém-nascidas podem menstruar nos primeiros dias porque os hormônios da mãe passam pra elas. Eu estou perplexa que nunca ouvi nada sobre isso, como assim?", escreveu Jacy Carvalho no tweet.

No entanto, o que poderia ser apenas mais uma publicação de desabafo se tornou motivo de supresa para diversos internautas que confessaram não fazer ideia daquilo: "Eu tô pasma que nunca ouvi falar disso", escreveu uma usuária. "Eu tô um pouco chocada com essa informação, como nunca soube disso antes?", disse outra. "Socorro não sabia disso! Mas qual a probabilidade?", questionou ainda uma terceira.

A pergunta da última internauta não foi a única, diversas outras pessoas lotaram a áerea de comentários da publicação com inúmeros dúvidas sobre o tema, como por exemplo: "Isso é verídico?"; "Com a minha filha isso não aconteceu, pode ser um problema?"; "Mas ela já tem endométrio formado pra descamar com a baixa de hormônios?", entre várias outras.

Para responder os questionamentos e explicar melhor como essa "menstruação" das bebês recém-nascidas funciona, o Diário de S.Paulo conversou com o Dr. Alberto Guimarães, ginecologista e obstetra, que revelou tirou as principais dúvidas sobre o tema.

Entenda como isso acontece

O Dr. Albertoexplica que o sangramento é algo normal e que pode acontecer com qualquer bebê recém-nascida, apesar de não ser algo tão comum.

Isso pode acontecer. Não é uma situação corriqueira, nem todas as meninas precisam sangrar logo depois do parto, mas isso pode ocorrer nas primeiras duas semanas", inicia ele.

"Esse sangramento é de pequena quantidade e resolve sozinho. Ou seja, pode descer aquele sanguinho, aquela borrinha de café, dois dias e logo para", esclarece ele, dizendo que nada precisa ser feito e que o sangramento para por si só.

Além disso, ele explica que isso acontece pois o bebê - ainda dentro do corpo da mãe - está sob a influência hormonal materna. Portanto, quando ele deixa o útero, tem uma queda brusca, especialmente do estrógeno, que faz com que o endométrio (tecido que reveste o útero) sofra uma descamação, assim como acontece durante a menstruação na fase adulta.

Apesar disso, é importante ressaltar que este sangramento que o neném pode ter nos primeiros dias de vida não é como o da menstruação, que vem em grande fluxo. Ele pode ser vermelho vivo ou amarronzado e em pequena quantidade.

Por fim, ele ainda afirma ainda que isso não significa nenhum problema de saúde ou motivo de se assutar e correr para o médico: "Não precisa de nenhum tratamento, de nenhuma cirurgia e nenhum alarme".

Compartilhe  

últimas notícias