Diário de São Paulo
Siga-nos
Vacina

ASTRAZENECA: Brasil abandonou a vacina da marca contra Covid-19? Entenda

Ministério da Saúde atualizou as recomendações com relação às vacinas

O Ministério da Saúde fez novas recomendações sobre a Astrazeneca - Imagem: reprodução Twitter
O Ministério da Saúde fez novas recomendações sobre a Astrazeneca - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 14/04/2023, às 09h24


Uma nota técnica do Ministério da Saúde atualizou as recomendações com relação às vacinas de vetor viral da Astrazeneca e da Janssenn.

Conforme informações do Viva Bem UOL, a pasta passou a recomendar que "população abaixo de 40 anos de idade sejam administradas preferencialmente vacinas Covid-19 de plataformas que não sejam de vetor viral".

O documento, que foi revelado inicialmente através de uma matéria da RFI, é datado de 27 de dezembro do ano passado e assinado pela coordenadoria-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Para embasar a decisão, a nota destacou que, em fevereiro de 2021, países como Dinamarca, Alemanha, Reino Unido e Austrália relataram síndrome de trombose com trombocitopenia em pessoas que receberam o imunizante de vetor viral, incluindo também a vacina Janssen.

Mesmo assim, o Ministério da Saúde respondeu em nota que o acordo entre a Pasta e a Fiocruz segue vigente e inclui a produção e entrega escalonada de doses do imunizante. Ou seja, o Brasil não abandonou a vacina da Astrazeneca contra Covid-19.

Compartilhe  

últimas notícias